Notícias

Idoso sofre de Alzheimer

Português de 79 anos é agredido em Maceió e caso é investigado pela Polícia Civil

Por Redação 31/07/2025 13h01
Português de 79 anos é agredido em Maceió e caso é investigado pela Polícia Civil

A Polícia Civil de Alagoas investiga uma possível agressão contra um homem de 79 anos, ocorrida na parte alta de Maceió. O caso ganhou visibilidade nessa quarta-feira (30) após a circulação de um vídeo nas redes sociais em que uma mulher aparece empurrando e batendo o idoso, que é natural de Portugal.

Após a divulgação das imagens, equipes do 4º Batalhão da Polícia Militar identificaram os envolvidos. A Delegacia de Crimes Contra a População Vulnerável instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias do episódio.

Além da repercussão online, o caso também foi denunciado anonimamente por meio do Disque-Denúncia 181. A partir disso, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) mobilizou a Base Comunitária do Osman Loureiro, que realizou uma visita à residência do idoso, localizada em um condomínio no bairro Tabuleiro do Martins.

De acordo com os militares, o idoso foi encontrado sob os cuidados da esposa e de uma cuidadora. Não foram constatados indícios de violência sexual, mas havia sinais que podem indicar agressões físicas e psicológicas. O imóvel estava sem abastecimento de água devido à falta de pagamento da conta, e o cartão do benefício do idoso estava com o genro da cuidadora, segundo relatos dela própria.

Ela informou ainda que o idoso sofre de Alzheimer e realiza acompanhamento médico em uma universidade no bairro de Cruz das Almas. Por não haver situação de emergência ou necessidade de resgate, todos os envolvidos foram encaminhados à Polícia Civil para prestar esclarecimentos.

A delegada Rebecca Cordeiro, responsável pelo caso, explicou que o vídeo não é recente e que, por isso, não houve flagrante. Segundo ela, o idoso demonstrou forte vínculo afetivo com a suposta autora da agressão, que negou os maus-tratos.

“Tudo indica que a situação registrada no vídeo foi pontual, mas, mesmo assim, decidimos instaurar inquérito para uma apuração mais detalhada. Consideramos levá-lo para um abrigo, mas qualquer mudança na rotina pode agravar o quadro comportamental, em razão do Alzheimer. Ele vive há 40 anos no mesmo local e a retirada poderia causar mais prejuízos”, afirmou a delegada.

O caso foi encaminhado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) pelo Programa Pessoa Idosa Protegida. A SSP continuará acompanhando o andamento da situação, segundo informou o tenente-coronel Iran Rêgo, chefe de Prevenção da pasta.

“O vídeo foi divulgado pelo filho da mulher que aparece nas imagens. Posteriormente, ele mesmo publicou outro vídeo explicando que a mãe não costuma agir daquela maneira. É uma situação delicada, que requer cuidado. A SSP agiu rapidamente e continuará monitorando o caso”, afirmou o oficial.

A população pode denunciar casos de violência contra idosos ou qualquer outro tipo de agressão pelos canais oficiais: Disque 181, aplicativo Disque Denúncia AL ou site disquedenuncia.al.gov.br. As denúncias são anônimas e a ligação é gratuita.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu