Notícias
Facilita Alagoas passa a exigir autenticação em dois fatores para assinaturas digitais
A partir desta segunda-feira (4), o Portal Facilita Alagoas passou a exigir autenticação em dois fatores para assinaturas digitais realizadas com login pelo Gov.br. A medida, válida em todo o país, visa reforçar a segurança jurídica nos processos de registro e licenciamento empresarial.
Gerenciado pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), o Facilita Alagoas é a principal plataforma de registro empresarial do estado. A mudança afeta apenas a etapa de assinatura dos processos, sem alterar outras funcionalidades do sistema.
Segundo Jadson Ramos, gerente de suporte do portal, a nova exigência foi implementada após registros de fraudes envolvendo contas do Gov.br em outras regiões do país. “Em Alagoas não houve ocorrências, mas a medida previne tentativas de uso indevido de contas para assinaturas falsas”, explicou.
O novo procedimento adiciona uma etapa à assinatura: após selecionar os documentos a assinar, o usuário será direcionado para uma tela que solicita o código de verificação gerado no aplicativo Gov.br. Após inserir esse código, um segundo código é enviado por SMS para confirmação final.
A assinatura digital pelo Gov.br segue sendo gratuita e recomendada pela Juceal, desde que a conta do usuário seja de nível prata ou ouro. O login deve ser feito com o CPF correto do responsável pela assinatura, e é necessário que a autenticação em dois fatores esteja previamente ativada no aplicativo.
Outros métodos de assinatura, como o uso de certificado digital, seguem sem alterações no sistema.
Como ativar a autenticação em dois fatores no Gov.br:
No aplicativo, acesse *Segurança da Conta* e ative a opção *Autenticação em duas etapas*. Após isso, será possível gerar os códigos de acesso necessários para uso no portal.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Pegou mal
Vídeo de bastidores mostra Luciano Huck pedindo para indígenas “retirarem celulares” durante gravação no Xingu
-
Primeira-dama realiza visita aos ambulantes durante os preparativos do Natal de Todos Nós
-
Programação
Confira horário, ordem de apresentação e como chegar ao Natal de Maceió
-
Ofensiva de grande escala
Operação Tenebris Tuning prende 12 e mira lavagem de dinheiro e corrupção em Alagoas
-
ELEIÇÕES 2026
Disputa pelo Senado em AL pode complicar vida de caciques políticos



