Notícias
Maceió terá novo Plano de Redução de Riscos após 17 anos; ações começam nesta quarta-feira
Após 17 anos, Maceió voltará a ter seu Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) atualizado. A nova versão será elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), como parte de uma iniciativa da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), do Ministério das Cidades. A capital alagoana é uma das dez cidades brasileiras contempladas pelo programa federal.
A partir desta quarta-feira (6), começa uma série de ações de lançamento do plano, com reuniões técnicas com a Prefeitura de Maceió, encontros com lideranças comunitárias e palestras educativas em escolas situadas em áreas de risco.
De acordo com Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil Municipal, o plano será uma ferramenta essencial para aprimorar as estratégias de prevenção da cidade. “É um momento importantíssimo, pois o PMRR subsidia nossas ações. Com ele, poderemos agir com ainda mais eficácia para manter o marco que temos hoje: nenhuma morte durante o período chuvoso nos últimos quatro anos”, afirmou.
O SGB atuará no apoio técnico à gestão de riscos, fornecendo dados e diagnósticos geológicos para orientar políticas públicas mais eficazes. A proposta é reduzir vulnerabilidades de populações em áreas periféricas e evitar desastres causados por deslizamentos, alagamentos e outras ocorrências comuns em áreas de risco.
Os municípios selecionados para o programa federal atendem a critérios como ter população acima de 100 mil habitantes, forte presença de comunidades periféricas e histórico de desastres.
O Plano Municipal de Redução de Riscos é uma ferramenta técnica usada para identificar e mapear áreas vulneráveis e propor intervenções que minimizem os impactos dos desastres, como obras de infraestrutura, drenagem e saneamento. A elaboração segue diretrizes metodológicas estabelecidas pela SNP, com base em manuais e guias técnicos voltados à prevenção de riscos urbanos.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Pegou mal
Vídeo de bastidores mostra Luciano Huck pedindo para indígenas “retirarem celulares” durante gravação no Xingu
-
Primeira-dama realiza visita aos ambulantes durante os preparativos do Natal de Todos Nós
-
Programação
Confira horário, ordem de apresentação e como chegar ao Natal de Maceió
-
Ofensiva de grande escala
Operação Tenebris Tuning prende 12 e mira lavagem de dinheiro e corrupção em Alagoas
-
ELEIÇÕES 2026
Disputa pelo Senado em AL pode complicar vida de caciques políticos



