Notícias

Penitenciário de Bangu

Rapper Oruam é transferido para cela com presos ligados ao Comando Vermelho em Bangu

Artista de 25 anos, filho de Marcinho VP, agora divide cela com integrantes da facção na penitenciária Serrano Neves, no Rio de Janeiro

Por Redação com agências 05/08/2025 13h01
Rapper Oruam é transferido para cela com presos ligados ao Comando Vermelho em Bangu

O rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, de 25 anos, passou a dividir cela com detentos ligados ao Comando Vermelho no complexo penitenciário de Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (5) pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Até então, Oruam estava isolado em uma cela individual. A Seap não divulgou os motivos da mudança, tampouco os nomes e o número de presos com quem ele passa a compartilhar o espaço. O rapper está custodiado na Penitenciária Serrano Neves, conhecida como Bangu 3A, onde também cumprem pena nomes conhecidos do Comando Vermelho, como My Thor, Naldinho, Criam de Belford Roxo e Léo Barrão.

Todos pertencem à mesma geração do tráfico liderada por Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, pai de Oruam e apontado pela polícia como um dos principais líderes da facção. Marcinho está detido em um presídio federal.

A prisão preventiva de Oruam foi decretada após um episódio ocorrido em 21 de julho, quando ele foi acusado de arremessar pedras contra policiais civis durante uma operação, supostamente para ajudar na fuga de um adolescente investigado por roubos de veículos. Na mesma ação, o rapper também teria cometido desacato, ameaça e associação ao tráfico, segundo a polícia.

Ele se entregou à polícia no dia seguinte, 22 de julho, e desde então está detido. No dia 30, a Polícia Civil concluiu uma investigação paralela, indicando que Oruam e um amigo lançaram pedras de grande porte contra agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, assumindo o risco de matá-los — o que resultou na denúncia por tentativa de homicídio oferecida pelo Ministério Público e aceita pela Justiça.

A defesa do artista nega as acusações. Em nota, o advogado Fernando Henrique Cardoso Neves afirmou:

“Mauro não atentou contra a vida de ninguém, e isso será devidamente esclarecido nos autos do processo.”

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu