Notícias

Mais de 900 mil famílias saem do Bolsa Família em julho

Governo alega aumento na renda dos lares assistidos

Por Redação 09/08/2025 14h02
Mais de 900 mil famílias saem do Bolsa Família em julho
Lula (PT) - Foto: Marcelo Camargo /Agência Brasil

Em julho de 2025, cerca de 958 mil famílias deixaram de receber o Bolsa Família. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a exclusão ocorreu porque parte dos beneficiários ultrapassou o limite de renda para permanecer no programa e outra parcela atingiu o prazo máximo da chamada Regra de Proteção.

O governo informou que 536 mil famílias completaram 24 meses na Regra de Proteção, que permite continuar recebendo metade do benefício por até dois anos após o aumento da renda, enquanto 385 mil superaram o teto de meio salário mínimo por pessoa. A atualização foi possível graças ao novo sistema de cruzamento automático de informações do Cadastro Único, que desde março vem identificando de forma mais ágil mudanças na situação econômica das famílias.

Com as exclusões, o número de beneficiários caiu para 19,6 milhões, o menor desde julho de 2022. Em maio, uma portaria reduziu de 24 para 12 meses o prazo da Regra de Proteção para novos beneficiários e diminuiu o limite de renda dessa faixa de R$ 759 para R$ 706 por pessoa. Essas mudanças, porém, valem apenas para famílias que ingressaram na regra a partir de junho deste ano.

O Ministério reforçou que as famílias que voltarem a enfrentar vulnerabilidade social poderão retornar ao programa com prioridade, por meio do mecanismo chamado “Retorno Garantido”.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu