Notícias
Maceió abre mil vagas para incentivo ao empreendedorismo feminino com crédito de R$ 1.200
A Prefeitura de Maceió lançou nesta segunda-feira (11), por meio da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), o edital para a quarta edição do Banco da Mulher Empreendedora. O programa oferece mil vagas e vai conceder crédito no valor de R\$ 1.200 para mulheres em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência que desejam abrir ou ampliar um pequeno negócio.
As inscrições vão até o dia 12 de setembro e podem ser feitas tanto de forma online, pelo site [www.bancodamulher.maceio.al.gov.br](http://www.bancodamulher.maceio.al.gov.br), quanto presencialmente, em locais que serão divulgados pela Semuc. As interessadas devem enviar a documentação exigida e preencher um plano de negócios simplificado, disponível no edital.
O programa busca fomentar a autonomia financeira feminina por meio de apoio direto à instalação ou fortalecimento de empreendimentos locais. Os recursos devem ser utilizados na compra de equipamentos, insumos ou materiais necessários à atividade escolhida.
Para participar, é necessário ser mulher cis ou trans (com nome retificado em documento oficial), ter mais de 18 anos, residir em Maceió e comprovar hipossuficiência econômica. Também é exigido que o empreendimento esteja instalado na cidade ou que haja uma proposta concreta de instalação, descrita no plano de negócio. Mulheres que já foram beneficiadas por outros programas municipais de apoio financeiro não podem concorrer novamente.
A comprovação de baixa renda pode ser feita por meio de fatura de energia com consumo de até 80 kWh, conta de água com até 10 m³ mensais, inscrição em programas assistenciais do Governo Federal ou comprovante de renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo.
Entre os documentos exigidos estão RG, comprovante de residência, inscrição no Cadastro Único, cartão e conta ativa no Caixa Tem e, se for o caso, o CNPJ da empresa.
A expectativa da gestão municipal é fortalecer a inclusão produtiva das mulheres, ampliando o acesso a oportunidades econômicas e incentivando o empreendedorismo como ferramenta de emancipação e enfrentamento à violência.
O edital completo com todos os critérios está disponível no site oficial do programa.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ELEIÇÕES 2026
Disputa pelo Senado em AL pode complicar vida de caciques políticos
-
Até o dia 8 de janeiro
Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual começa nesta segunda-feira
-
210 anos de Maceió
Maceió celebra aniversário com maior volume de investimentos públicos da história
-
Principal causador de bronquiolite
Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes
-
Atenção, motoristas
Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (7)



