Notícias

Supremo

Edson Fachin é eleito presidente do STF para o biênio 2025-2027

Alexandre de Moraes assumirá a vice-presidência

Por Redação com agências 13/08/2025 08h08
Edson Fachin é eleito presidente do STF para o biênio 2025-2027

O Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu, nesta quarta-feira (13), o ministro Edson Fachin como novo presidente da Corte para o biênio 2025-2027. A eleição ocorreu por aclamação, seguindo a tradição de rodízio por antiguidade entre os ministros. O ministro Alexandre de Moraes assumirá a vice-presidência.

Fachin, que atualmente ocupa a vice-presidência do STF, substituirá o ministro Luís Roberto Barroso, cujo mandato se encerra em setembro. A posse está prevista para o dia 29 de setembro, conforme o Regimento Interno da Corte .

Em discurso recente no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fachin destacou os desafios democráticos enfrentados na América Latina, condenando as tentativas de erosão democrática e os ataques à independência judicial. Ele enfatizou a importância de o Brasil cumprir seus compromissos internacionais, especialmente com a Corte Interamericana de Direitos Humanos .

Natural de Passo Fundo (RS), Fachin tem 66 anos e ingressou no STF em 2015, indicado pela então presidente Dilma Rousseff. Antes de sua nomeação, atuou como advogado, procurador do Estado do Paraná e professor universitário. Sua trajetória acadêmica inclui doutorado em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP e pós-doutorado no Canadá .

Como presidente do STF, Fachin terá a responsabilidade de pautar as ações da Corte, representar o tribunal perante os demais Poderes e liderar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável pela fiscalização do Poder Judiciário.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu