Notícias
Alagoas abre seleção para professores e agentes educacionais em escolas indígenas
A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc-AL) lançou, nesta quarta-feira (13), o edital do novo Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária de professores, profissionais de apoio escolar e agentes educacionais. As vagas são destinadas às quatro unidades de ensino indígena da rede estadual, implementadas em 2025.
O processo prevê a formação de banco de reserva e será conduzido em seis etapas, incluindo inscrição online, homologação de documentos e análise de recursos. A validade da seleção será de até dois anos após a divulgação do resultado final no Diário Oficial do Estado.
A carga horária varia entre 25 e 40 horas semanais, com salários que vão de R\$ 1.730,15, para agentes educacionais com jornada de 30 horas, até R\$ 5.767,16, para professores com carga de 40 horas. Professores devem cumprir, no máximo, dois terços da jornada em sala de aula, e o restante em atividades pedagógicas extraclasse, conforme a legislação.
Podem participar candidatos brasileiros ou estrangeiros legalizados, com no mínimo 18 anos, escolaridade compatível com a função, situação regular com a Justiça Eleitoral e, no caso dos homens, quitação com o serviço militar. Também são exigidas aptidão física e mental e ausência de antecedentes criminais.
Um dos requisitos específicos é a apresentação de uma Carta de Anuência assinada por representantes de conselhos escolares, da comunidade indígena ou de pais. Candidatos ao cargo de professor de Cultura Indígena devem ainda apresentar declaração que comprove conhecimento tradicional sobre a cultura, costumes e, se aplicável, a língua da etnia.
Toda a documentação deve ser enviada em PDF, sem rasuras, no ato da inscrição. A ausência de documentos obrigatórios ou informações falsas pode eliminar o candidato. O edital também reserva, no mínimo, 5% das vagas para pessoas com deficiência, mediante comprovação médica.
As inscrições acontecem exclusivamente pelo site [selecao.educacao.al.gov.br](https://selecao.educacao.al.gov.br), de 20 a 26 de agosto. Cada candidato poderá se inscrever apenas uma vez.
Cronograma:
* 13/08 – Publicação do edital
* 14 e 15/08 – Impugnação do edital
* 20 a 26/08 – Inscrições online
* 27/08 a 02/09 – Homologação dos documentos
* 04/09 – Divulgação do resultado da homologação
* 05 a 08/09 – Período para recursos
* 12/09 – Resultado final e homologação
O edital completo, com os critérios de avaliação e modelos de documentos, está disponível no site oficial da Seduc.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Organização que mantinha “Tribunal do Crime” é alvo de operação em Alagoas
-
Abertura será no sábado (06)
Prefeitura de Maceió entra na reta final da montagem do Natal de Todos Nós
-
Segurança Pública
Mais de 100 PMs concluem nivelamento operacional em Arapiraca
-
Investigação
MP-AL abre inquérito para apurar criação de cargos comissionados na Câmara de Craíbas
-
Tragédia no trânsito
Idoso morre em colisão entre cinquentinha e caminhão na zona rural de Lagoa da Canoa



