Notícias

Ofensiva mirou pontos estratégicos

Seis mortos e 12 presos em operação contra o Comando Vermelho na Gardênia Azul, no Rio

Por Redação com agências 14/08/2025 17h05
Seis mortos e 12 presos em operação contra o Comando Vermelho na Gardênia Azul, no Rio

Uma operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar do Rio de Janeiro resultou, nesta quarta-feira, na morte de seis homens ligados ao Comando Vermelho (CV) e na prisão de 12 suspeitos, durante uma ação para conter a expansão da facção na Gardênia Azul, bairro da zona oeste do Rio, em Jacarepaguá. A ofensiva mirou pontos estratégicos ocupados pelo grupo criminoso, que vem avançando sobre áreas antes dominadas por milicianos.

Entre os detidos, estão um segurança de um dos chefes da facção na região e um ladrão de cargas foragido da Justiça. Também foram apreendidos quatro adolescentes. Segundo as autoridades, os presos e o material recolhido reforçam a presença do CV na região e o uso da área como base para o tráfico e crimes associados.

Durante a operação, os policiais apreenderam quatro fuzis, quatro pistolas, um revólver, munições, carregadores, granadas, rádios transmissores, uma grande quantidade de drogas e cadernos com anotações do tráfico. A ação foi baseada em informações de inteligência reunidas por diferentes setores das forças de segurança, incluindo o Bope, o 18º BPM (Jacarepaguá), a Subsecretaria de Inteligência da PM, o Draco, a DRE-CAP e a 22ª DP (Penha).

A ofensiva acontece em meio a uma escalada de violência na região. Em 19 de maio, durante outra operação policial — dessa vez da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), que investigava a venda de água contaminada e o furto de energia elétrica na Cidade de Deus, comunidade vizinha à Gardênia Azul — o agente José Antônio Lourenço foi morto com um tiro de fuzil na cabeça. O episódio reforçou a tensão no local e acendeu o alerta sobre o avanço do tráfico.

As forças de segurança afirmam que novas ações serão planejadas para manter pressão sobre o Comando Vermelho e evitar a consolidação do domínio da facção na região.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu