Notícias
Procon Maceió amplia mediação de conflitos e ações educativas para fortalecer direitos do consumidor
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Maceió tem intensificado seu papel de mediação entre consumidores e fornecedores, além de expandir ações educativas com foco na prevenção de conflitos. Com iniciativas como o Feirão Limpa Nome, Procon Racial, Procon Mirim e Procon Educa, o órgão atua não apenas na resolução de queixas, mas também na formação de consumidores mais conscientes.
Um caso recente exemplifica a agilidade e eficácia do atendimento. Remi Alcântara, 56 anos, policial rodoviário federal aposentado, recorreu ao Procon após enfrentar dificuldades com sua seguradora, que se recusava a indenizá-lo após um acidente de trânsito. Segundo ele, a seguradora contestou o laudo do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), classificando o veículo como "grande monta", o que impactaria a indenização. Com a intervenção do Procon, a situação foi rapidamente resolvida. “Após a reclamação, no dia seguinte a seguradora entrou em contato e concordou com a indenização. Fui muito bem atendido e agradeço pelo empenho dos servidores”, relatou.
A diretora-executiva do Procon Maceió, Cecília Wanderley, ressalta que o órgão tem ampliado sua atuação com foco no atendimento acessível e na cidadania. “Temos o compromisso de proteger os direitos do consumidor e promover ações educativas para todas as idades e públicos. Projetos como o Procon Racial e o Procon Mirim mostram que a defesa do consumidor também passa pela inclusão e pela formação desde cedo”, destacou.
O atendimento do Procon Maceió ocorre de forma presencial e digital. Após o registro de uma reclamação, o fornecedor é notificado e pode ser convocado para uma audiência de conciliação. Caso o impasse persista, o órgão pode adotar medidas administrativas ou encaminhar o caso para órgãos competentes. A atuação do Procon costuma acelerar a resolução de conflitos que, por outros meios, poderiam se arrastar por meses.
Além do atendimento individual, o Procon promove mutirões e feirões para renegociação de dívidas, contribuindo para a regularização financeira da população.
Como acessar os serviços do Procon Maceió
Telefone: 0800 082 4567
WhatsApp:(82) 98882-8326
Documentos necessários:RG, CPF, comprovante de residência e documentos que comprovem a relação de consumo (como contratos, notas fiscais ou laudos). Sempre que possível, levar originais e cópias.
Atendimento presencial: Endereços e horários são divulgados nos canais oficiais da Prefeitura de Maceió e do próprio Procon.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ELEIÇÕES 2026
Disputa pelo Senado em AL pode complicar vida de caciques políticos
-
Até o dia 8 de janeiro
Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual começa nesta segunda-feira
-
210 anos de Maceió
Maceió celebra aniversário com maior volume de investimentos públicos da história
-
Principal causador de bronquiolite
Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes
-
Atenção, motoristas
Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (7)



