Notícias

Maceió e interior

Fardos de borracha voltam a aparecer no litoral de Alagoas; origem remonta à Segunda Guerra Mundial

Por Redação 21/08/2025 15h03
Fardos de borracha voltam a aparecer no litoral de Alagoas; origem remonta à Segunda Guerra Mundial

Fardos de borracha voltaram a surgir em praias do litoral alagoano nesta quinta-feira (21), segundo informou o Instituto Biota. Os objetos foram encontrados na Praia de Ipioca, em Maceió, e na Praia dos Morros, em Passo de Camaragibe, despertando novamente o mistério sobre sua origem.

Embora chamem a atenção por seu aspecto incomum, esses fardos não são novidade na costa de Alagoas. Casos semelhantes já haviam sido registrados em 2021, quando 16 blocos de látex foram encontrados nas praias de Pituba e Lagoa do Pau, em Coruripe, além de aparições em Guaxuma e Jacarecica, na capital.

As ocorrências despertaram o interesse da comunidade científica, levando a uma pesquisa conduzida com participação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O estudo apontou que parte desses materiais tem origem histórica: fardos vieram do navio alemão MV Weserland, afundado pela Marinha dos Estados Unidos em janeiro de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.

Outros fardos que chegaram ao litoral brasileiro entre 2018 e 2019 foram rastreados até o SS Rio Grande, também um navio alemão naufragado no mesmo período. Ambos os navios transportavam borracha natural prensada — um insumo estratégico na época da guerra — que, mesmo após mais de 80 anos submerso, continua emergindo no oceano e sendo levado pelas correntes marítimas até as praias.

Apesar de inusitados, os blocos de látex não oferecem riscos tóxicos à população, mas pesquisadores e ambientalistas alertam para a importância de se manter o monitoramento desses materiais, tanto para fins científicos quanto para garantir o manejo ambiental adequado.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu