Notícias
CPMI do INSS inicia trabalhos com previsão de convocar ex-ministro Carlos Lupi
Comissão investiga fraudes bilionárias em benefícios da Previdência e marca derrota política para o governo Lula
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, criada para apurar fraudes em benefícios da Previdência Social, começou oficialmente os trabalhos nesta quarta-feira (20) e já deve votar, nos próximos dias, requerimentos de convocação de autoridades, entre elas o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi (PDT).
As investigações têm como foco irregularidades que, segundo estimativas da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), podem ter causado um prejuízo de até R$ 6,3 bilhões aos cofres públicos.
A instalação da CPMI representou uma derrota significativa para o governo federal e para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Alcolumbre havia articulado a candidatura do senador Omar Aziz (PSD-AM) para presidir a comissão, mas foi surpreendido por uma articulação da oposição que conseguiu eleger Carlos Viana (Podemos-MG) para o cargo, com 17 votos contra 14.
A relatoria também escapou do controle do governo. O relator escolhido foi o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em detrimento do nome indicado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Com maioria oposicionista na cúpula, a CPMI tende a adotar uma linha de investigação mais crítica ao governo federal, o que pode intensificar a pressão política sobre o Palácio do Planalto, especialmente sobre ex-gestores da área da Previdência.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Veículo destruído
Após matar a ex-namorada, PM se envolve em acidente de carro durante fuga
-
PC investiga
Dupla é presa suspeita de participação no sequestro e morte de casal em Maceió
-
Segurança viária
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
-
PARANÁ PESQUISA
Eleições: JHC sobe na liderança pelo governo de AL, mas disputa é acirrada
-
Destino em alta
Maceió é o 2º destino mais buscado pelos brasileiros para o verão, aponta pesquisa



