Notícias

Funcionava por delivery

Farmácia é interditada por irregularidades sanitárias na Gruta de Lourdes, em Maceió

Por Redação 25/08/2025 16h04
Farmácia é interditada por irregularidades sanitárias na Gruta de Lourdes, em Maceió

Uma farmácia localizada no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió, foi interditada neste fim de semana pela Vigilância Sanitária do município por operar em desacordo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O estabelecimento funcionava exclusivamente por sistema de delivery, o que é proibido pela Resolução RDC nº 44/2009, e apresentava outras infrações graves, como ausência de farmacêutico responsável e armazenamento inadequado de medicamentos controlados.

Durante a fiscalização, os agentes constataram que o armário com substâncias sujeitas a controle especial estava aberto, com a chave em posse de um balconista, o que contraria as normas de segurança exigidas para esse tipo de produto. Além disso, não havia um profissional farmacêutico presente em nenhum turno de funcionamento, o que é obrigatório por lei.

Segundo Airton Santos, coordenador da Vigilância Sanitária, a interdição foi uma medida necessária para proteger a saúde da população. “Essa prática é crime previsto em lei e contraria normas sanitárias. Fizemos nosso trabalho ao resguardar e diminuir os riscos à saúde da população, mas os proprietários deverão ser responsabilizados e responder pelo ocorrido”, afirmou.

A farmácia foi autuada e terá um prazo de até 90 dias para corrigir as irregularidades e solicitar a desinterdição. O processo administrativo já foi instaurado, e a penalidade pode variar de multa entre R\$ 180 a R\$ 38 mil, com possibilidade de aumento em caso de reincidência.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu