Notícias
Feiras livres mantêm tradição, movimentam a economia e transformam vidas em Maceió
Celebrado em 25 de agosto, o Dia do Feirante destaca a importância dos trabalhadores que, ainda de madrugada, já estão em atividade para garantir alimentos frescos e variados nas mesas dos brasileiros. Mais do que pontos de venda, as feiras livres seguem como espaços de convivência, cultura e sustento para milhares de famílias.
Em Maceió, cerca de 3.500 feirantes estão cadastrados na Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura, atuando em nove mercados públicos da capital. Outros 300 trabalham na Feirinha do Tabuleiro. Juntos, movimentam a economia local, geram empregos e garantem o escoamento da produção de pequenos agricultores, reforçando o vínculo entre campo e cidade.
As histórias de quem vive do comércio nas feiras atravessam gerações. É o caso de Valmir Vieira, 58 anos, criado no Mercado da Produção, onde o pai mantinha uma tabacaria desde os anos 1970. “A gente costumava brincar que engatinhava nas barracas. Meu pai me deu uma faculdade que foi essa aqui”, conta. Com a experiência adquirida no cotidiano da feira, sustentou a família e viu os filhos se formarem como engenheiro químico e tecnólogo em radiologia.
Outro exemplo é o de dona Zeza, conhecida como “Zeza do Charque”. Ex-servidora pública, ela aderiu ao Plano de Demissão Voluntária (PDV) em 1997 e investiu em bancas de verduras. Com o tempo, migrou para o comércio de charque. Hoje, aos 62 anos, continua atuando no mercado com entusiasmo e orgulho. “Ser feirante é paixão. Não é fácil, é trabalho de domingo a domingo. Mas aqui ninguém volta para casa sem dinheiro. A feira garante uma vida digna”, afirma.
Para ela, o atendimento também é parte fundamental do sucesso no negócio. “Recebemos todo mundo com sorriso no rosto, bom humor e até cafezinho. Temos fregueses de anos, de todas as profissões. Todos são bem-vindos”, diz.
Reconhecidas como patrimônio cultural, as feiras preservam tradições, fortalecem laços de confiança entre produtores e consumidores e seguem como parte essencial da vida urbana — tanto para quem vende quanto para quem compra.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Veículo destruído
Após matar a ex-namorada, PM se envolve em acidente de carro durante fuga
-
PC investiga
Dupla é presa suspeita de participação no sequestro e morte de casal em Maceió
-
Segurança viária
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
-
PARANÁ PESQUISA
Eleições: JHC sobe na liderança pelo governo de AL, mas disputa é acirrada
-
Destino em alta
Maceió é o 2º destino mais buscado pelos brasileiros para o verão, aponta pesquisa



