Notícias
Maceió recolhe mais de 200 mil toneladas de lixo em 2025 e reforça combate ao descarte irregular
O Dia Mundial da Limpeza Urbana, celebrado nesta quarta-feira (27), chama atenção para a importância do descarte adequado de resíduos e do papel da sociedade na manutenção de cidades limpas. Em Maceió, a data reforça o trabalho realizado ao longo de 2025 pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), que já recolheu mais de 200 mil toneladas de material em pontos críticos da capital.
A atuação da Alurb envolve mais de mil garis responsáveis pela manutenção diária de espaços públicos, incluindo praças, calçadões, canteiros e avenidas. Além disso, o trabalho é ampliado por equipes de educação ambiental, que orientam moradores sobre como e onde descartar corretamente seus resíduos, e divulgam os equipamentos disponíveis para isso, como Ecopontos e Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).
Os Ecopontos recebem gratuitamente restos de poda, entulho e materiais volumosos, enquanto os PEVs e as Retorna Machines incentivam a coleta seletiva, permitindo a troca de recicláveis por "tricoins", uma espécie de moeda digital com benefícios ao cidadão.
Nas áreas mais sensíveis, como canais, córregos e orlas, a limpeza é feita com a ajuda de Ecoboats – embarcações equipadas com braços mecânicos que recolhem resíduos antes que atinjam o mar ou a lagoa, evitando impactos ao ecossistema local.
Além da participação ativa na separação e descarte correto do lixo, a população também pode contribuir denunciando casos de descarte irregular. As denúncias podem ser feitas via WhatsApp, pelo número (82) 98802-4834, ou pelo aplicativo “Limpeza é Massa”. O descarte em locais inadequados pode gerar multas que variam entre R\$ 120 e R\$ 30 mil, conforme prevê o Código Municipal de Limpeza Urbana.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Veículo destruído
Após matar a ex-namorada, PM se envolve em acidente de carro durante fuga
-
PC investiga
Dupla é presa suspeita de participação no sequestro e morte de casal em Maceió
-
Segurança viária
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
-
PARANÁ PESQUISA
Eleições: JHC sobe na liderança pelo governo de AL, mas disputa é acirrada
-
Destino em alta
Maceió é o 2º destino mais buscado pelos brasileiros para o verão, aponta pesquisa



