Notícias
Governo Lula discute novas regras para vale-refeição e alimentação
Reunião no Palácio do Planalto tratou da criação de teto para taxas, redução de prazos de pagamento e portabilidade do benefício
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (1º) com ministros para discutir novas regras para o uso do vale-refeição e vale-alimentação.
Estiveram presentes no encontro, realizado no Palácio do Planalto, os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Luiz Marinho (Trabalho). A proposta apresentada busca atualizar o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que está em discussão há mais de dois anos.
Entre os principais pontos debatidos estão:
Criação de um teto para as taxas cobradas pelas operadoras de vale-refeição, com possibilidade de limite em torno de 3,5%;
Redução do prazo de repasse dos valores aos lojistas, que hoje pode chegar a até 60 dias;
Portabilidade gratuita do cartão, permitindo que o trabalhador escolha a empresa que administra o benefício.
Atualmente, mais de 60% dos trabalhadores brasileiros precisam complementar o valor do vale-alimentação com o próprio salário. As mudanças propostas visam aliviar esse custo, aumentar a concorrência entre operadoras e reduzir as taxas cobradas de restaurantes e supermercados — o que, na visão do governo, pode ajudar a conter o preço dos alimentos.
A cobrança de taxas elevadas, que ultrapassam 5% em alguns casos, tem sido apontada como um dos principais motivos para que muitos estabelecimentos se recusem a aceitar os cartões de vale-refeição.
O governo ainda não divulgou uma data para a implementação das medidas, mas a expectativa é que a proposta avance nas próximas semanas. A regulamentação poderá ser feita por decreto, facilitando sua adoção sem necessidade de aprovação no Congresso.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Veículo destruído
Após matar a ex-namorada, PM se envolve em acidente de carro durante fuga
-
PC investiga
Dupla é presa suspeita de participação no sequestro e morte de casal em Maceió
-
Segurança viária
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
-
PARANÁ PESQUISA
Eleições: JHC sobe na liderança pelo governo de AL, mas disputa é acirrada
-
Destino em alta
Maceió é o 2º destino mais buscado pelos brasileiros para o verão, aponta pesquisa



