Notícias
Alagoas se destaca nacionalmente em áreas de conservação ambiental
Com 103 Unidades de Conservação (UCs) reconhecidas, Alagoas aparece entre os estados brasileiros com maior proporção de áreas protegidas em relação ao seu território. As UCs são áreas delimitadas pelo poder público com o objetivo de preservar recursos naturais e a biodiversidade local. No estado, essas áreas estão inseridas principalmente nos biomas Mata Atlântica e Caatinga.
Do total de UCs em Alagoas, 85 têm reconhecimento estadual e 10 delas são públicas, sob responsabilidade direta do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA). Entre essas, estão diferentes categorias de proteção como Áreas de Proteção Ambiental (APAs), Reservas Ecológicas (RESECs), Refúgios de Vida Silvestre (RVS) e Estações Ecológicas (ESECs).
De acordo com o gerente de Unidades de Conservação do IMA, Alex Nazário, o órgão atua na gestão e fiscalização dessas áreas, além da execução de programas voltados à conservação ambiental. “Promovemos ações de fiscalização e implantação de projetos que buscam garantir a proteção dessas regiões, que são fundamentais para a preservação ambiental”, explicou.
As APAs, por exemplo, permitem a presença humana, mas seguem diretrizes específicas para o uso dos recursos naturais. Em Alagoas, seis dessas áreas estão sob gestão do IMA: Serra da Caiçara, Murici, Santa Rita, Catolé e Fernão Velho, Marituba do Peixe e Pratagy. A APA de Murici se destaca como a maior unidade terrestre do estado, abrangendo parte de dez municípios da Zona da Mata.
Além das unidades públicas, o estado também reconhece 75 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), mantidas por proprietários privados que se comprometem a seguir a legislação ambiental vigente.
Considerando ainda as UCs sob gestão federal e municipal, Alagoas contabiliza 88 unidades localizadas na Mata Atlântica e 15 na Caatinga. A existência dessas áreas reforça a importância da conservação ambiental como estratégia para manter a biodiversidade e promover o uso sustentável dos recursos naturais, especialmente em um estado com ecossistemas tão diversos e sensíveis.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Até o dia 8 de janeiro
Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual começa nesta segunda-feira
-
210 anos de Maceió
Maceió celebra aniversário com maior volume de investimentos públicos da história
-
Principal causador de bronquiolite
Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes
-
Atenção, motoristas
Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (7)
-
Polícia
Suspeito de pilotar moto furtada é preso após colisão durante perseguição em Maceió


