Notícias

Mobilização nacional

Greve parcial de controladores aéreos pode impactar turismo em Alagoas

Por Redação 15/09/2025 17h05
Greve parcial de controladores aéreos pode impactar turismo em Alagoas

O turismo em Alagoas pode ser afetado por uma greve parcial aprovada pelos colaboradores da NAV Brasil, estatal responsável pela navegação aérea no país. A paralisação está prevista para os dias 24, 26 e 30 de setembro, além de 2 de outubro, com suspensão das atividades em dois períodos, das 11h às 12h e das 15h às 16h.

A decisão foi tomada em assembleia do Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV), em protesto contra o descumprimento de cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025. Entre as principais demandas estão melhorias na assistência à saúde, reconhecimento por proficiência em inglês e funções de instrutoria, implantação completa do Plano de Cargos e Salários e abertura de concursos públicos.

Apesar da garantia de que a greve não comprometerá a segurança dos voos, serviços como planejamento de voo, parte da meteorologia aeronáutica e suporte administrativo serão suspensos. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL) alertou para a possibilidade de atrasos em aeroportos de capitais como João Pessoa, Aracaju e outras cidades do Nordeste, o que pode afetar o fluxo de passageiros com destino a Maceió.

O momento é de atenção para o setor turístico alagoano, que vive uma das melhores fases de sua história em termos de visitantes e investimentos. A preocupação é que atrasos e imprevistos nos voos prejudiquem a experiência dos turistas que chegam ao estado em busca de descanso.

Representantes do trade turístico local acompanham a situação e defendem a retomada do diálogo entre trabalhadores, governo e empresas aéreas, buscando soluções que evitem prejuízos ao setor.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu