Notícias

Entrevista

Renan Calheiros se posiciona contra PEC da Blindagem e cobra punição a deputados que apoiaram proposta

Por Redação 18/09/2025 11h11
Renan Calheiros se posiciona contra PEC da Blindagem e cobra punição a deputados que apoiaram proposta

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou que irá atuar para barrar a tramitação da chamada PEC da Blindagem no Senado. A proposta, aprovada pela Câmara dos Deputados, amplia a proteção judicial a parlamentares e deve chegar à Casa nas próximas semanas.

Em entrevista à GloboNews, Renan classificou a PEC como um "retrocesso inominável" e disse que ela pode estimular a entrada de criminosos na política. “Essa PEC é um tapa na cara da sociedade. Vamos ter um sistema penal para o povo e outro para a casta política. Qualquer endinheirado vai querer comprar um mandato no Congresso pela impunidade. É inacreditável”, declarou.

O senador garantiu que trabalhará para que o texto não seja sequer pautado no Senado. “Nós vamos trabalhar para que não seja pautada essa matéria. Sendo pautada, vamos trabalhar para derrubá-la”, afirmou.

Presidente do MDB em Alagoas, Renan também cobrou que o PT puna os deputados que apoiaram a proposta, a exemplo do que o MDB fez no estado. “O MDB de Alagoas advertiu os deputados Rafael Brito e Isnaldo Bulhões. Acho que o PT deveria fazer o mesmo, porque 12 deputados votaram favoravelmente. O surpreendente é ver o governo, de alguma forma, envolvido nesse processo de chantagem”, criticou.

A PEC da Blindagem tem sido alvo de críticas por ser vista como um mecanismo que dificulta a responsabilização criminal de parlamentares, podendo afetar investigações e processos judiciais em curso.


WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu