Notícias

Em Porto Real do Colégio e Igreja Nova

Campanha recolhe mais de 800 embalagens de agrotóxicos no Baixo São Francisco

Por Redação 19/09/2025 16h04
Campanha recolhe mais de 800 embalagens de agrotóxicos no Baixo São Francisco

As duas primeiras ações de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos realizadas em 2025 recolheram mais de 830 unidades nos municípios de Porto Real do Colégio e Igreja Nova, ambos localizados na região do Baixo São Francisco. As atividades ocorreram, respectivamente, nos povoados Itiúba e Boacica, e integram a campanha Campo Limpo.

A iniciativa é promovida pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), em parceria com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e a Associação dos Distribuidores e Revendedores de Agroquímicos de Alagoas (ADRRAL). O objetivo é incentivar a devolução e o descarte adequado de embalagens de agrotóxicos, promovendo a logística reversa e reforçando a responsabilidade ambiental no campo.

Além das instituições organizadoras, a campanha também conta com o apoio de produtores rurais, distribuidores, secretarias municipais de Agricultura e lojas de revenda de insumos. Todo o material recolhido foi enviado para a central de recebimento, onde passa por tratamento e destinação ambientalmente adequada.

Segundo o cronograma divulgado, mais sete ações estão previstas para o segundo semestre deste ano, com passagem pelos municípios de Craíbas, Viçosa, Arapiraca, Taquarana, Maragogi, São Sebastião e Santana do Ipanema, entre os meses de outubro e dezembro.

Em 2024, o programa recolheu 16.673 embalagens vazias durante dez ações realizadas em cidades do agreste, zona da mata e litorais sul e norte de Alagoas. O número representa quase o dobro do registrado em 2023, quando foram contabilizadas 8.368 unidades.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu