Notícias

Apelo

Cirurgia de paciente é cancelada por falta de sangue na Santa Casa de Maceió

Irmã do saudoso Alanzinho, torcedor símbolo do ASA, Adelânia precisa de doadores do tipo B- para realizar procedimento de urgência

Por Redação 23/09/2025 10h10 - Atualizado em 23/09/2025 10h10
Cirurgia de paciente é cancelada por falta de sangue na Santa Casa de Maceió

A cirurgia de urgência da arapiraquense Adelânia Ferreira de Melo, de 55 anos, precisou ser adiada devido à falta de sangue no estoque da Santa Casa de Maceió. O procedimento só poderá ser realizado após a reposição de bolsas do tipo B negativo, grupo sanguíneo raro e atualmente em falta na unidade.

Adelânia é bastante conhecida e querida em Arapiraca, sendo irmã de Alanzinho, torcedor símbolo do ASA que faleceu em 2021. Sua situação tem mobilizado familiares e amigos em busca de doadores.

Segundo informações da Santa Casa, os estoques de sangue registraram queda acentuada após o período das festas juninas. O banco de sangue enfrenta desabastecimento crítico, principalmente nos tipos B-, AB- e AB+, que estão completamente zerados. Todos os grupos sanguíneos com fator Rh negativo seguem em alta demanda.

No último dia 8 de julho, a unidade chegou a ter apenas 18 bolsas de tipos negativos disponíveis, número muito abaixo do ideal.

A Santa Casa reforça que a doação de sangue é um ato voluntário e vital para salvar vidas. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na sede do banco de sangue da instituição, localizada na Rua Barão de Maceió, nº 354, no Centro da capital.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu