Notícias
Julgamento que pode cassar mandato de Paulão é suspenso no TRE/AL
Defesa pediu habilitação no processo e terá cinco dias para apresentar alegações; nova data será definida após análise do relator
O julgamento da ação que pode resultar na cassação do mandato do deputado federal Paulão (PT) foi suspenso na tarde desta segunda-feira (22), pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). A suspensão ocorreu após a defesa do parlamentar solicitar habilitação no processo, o que garantiu prazo de cinco dias para apresentação de suas alegações.
A sessão foi realizada na sede do TRE, no bairro do Farol, em Maceió. O processo trata de uma possível recontagem de votos das eleições de 2022, caso a Justiça Eleitoral declare inválida a votação de João Catunda (PP). Em um cenário de procedência da ação, o deputado Nivaldo Albuquerque (Republicanos) poderá assumir o mandato no lugar de Paulão.
A ação foi movida com base em denúncia de suposta captação ilícita de recursos. O caso correu em segredo de justiça até janeiro deste ano e esteve paralisado por quase três anos, o que gerou críticas de setores acadêmicos.
O relator atual do processo, desembargador Sóstenes Alex, lembrou em seu voto que a antiga relatora, desembargadora Silvana Almeida, já havia se posicionado pela improcedência da ação. No entanto, outro magistrado anteriormente defendeu a cassação de João Catunda e a retotalização dos votos, o que poderia alterar a configuração da bancada federal de Alagoas.
“Uma vez que o resultado do julgado tem o potencial de fulminar o interesse jurídico e o direito ao mandato conquistado e assegurado pelas regras do jogo, há a necessidade de garantir pleno acesso ao processo e celeridade nas decisões”, afirmou o relator.
Até que o julgamento seja retomado e finalizado, Paulão segue no exercício regular do seu mandato.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Organização que mantinha “Tribunal do Crime” é alvo de operação em Alagoas
-
Abertura será no sábado (06)
Prefeitura de Maceió entra na reta final da montagem do Natal de Todos Nós
-
Segurança Pública
Mais de 100 PMs concluem nivelamento operacional em Arapiraca
-
Investigação
MP-AL abre inquérito para apurar criação de cargos comissionados na Câmara de Craíbas
-
Tragédia no trânsito
Idoso morre em colisão entre cinquentinha e caminhão na zona rural de Lagoa da Canoa



