Notícias
Vidraceiro de 60 anos doa sangue em comemoração ao aniversário e inspira alagoanos
O vidraceiro Carlos Alberto dos Santos Nascimento celebrou seu aniversário de 60 anos de maneira solidária, realizando sua 58ª doação de sangue no Hemocentro de Alagoas (Hemoal), na quarta-feira (24). Doador voluntário desde 2008, ele sempre teve o sonho de comemorar suas seis décadas de vida ajudando outras pessoas e, por isso, escolheu o Hemoal como local para marcar essa data especial.
Carlos Alberto é um doador frequente e muito conhecido na unidade, tendo feito mais de 50 doações ao longo dos últimos 17 anos. Para ele, doar sangue é um prazer que vai além de um gesto altruísta. "A cada doação, me renovo como pessoa e cidadão. Saber que posso salvar até quatro vidas é uma sensação indescritível", declarou.
A coordenadora do Núcleo de Captação de Doadores de Sangue do Hemoal, Selma Cerqueira, destacou o exemplo de Carlos Alberto como inspiração para outros alagoanos. "Ele é um exemplo a ser seguido por todas as pessoas que têm boa saúde e podem praticar esse gesto nobre. Ele merece toda a nossa reverência", afirmou.
Carlos Alberto, que é considerado um "doador padrão ouro" pelo Hemoal, afirmou que continuará doando até atingir a idade limite estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 69 anos. Para ele, esse ato de solidariedade é fundamental para a manutenção da saúde pública e a preservação de vidas.
De acordo com o Hemoal, qualquer pessoa com boa saúde, entre 16 e 69 anos de idade, pode se tornar doadora de sangue, desde que tenha peso mínimo de 50 quilos. Além disso, é importante estar alimentado e portar um documento de identidade oficial com foto. Pessoas que já tiveram doenças como hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, sífilis ou HIV não podem doar, assim como mulheres grávidas ou amamentando.
O processo de doação também exige que o voluntário não tenha ingerido alimentos gordurosos nas últimas quatro horas, nem bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. É necessário também ter dormido pelo menos 8 horas na noite anterior à doação. Quem fez tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou piercing deve aguardar um ano para poder doar sangue.
O Hemoal disponibiliza postos fixos em Maceió e no interior de Alagoas. Em Maceió, as unidades Trapiche e Via Expressa atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h. Também há a unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às terças-feiras, das 7h às 17h.
No interior, em Arapiraca, a unidade Eldorado funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h. Já em Coruripe, o Hemoal realiza coletas às quintas-feiras, das 9h às 16h.
A gerente do Hemoal em Arapiraca, Amilka Couto, ressaltou a importância da rede de postos de coleta: "Com nossos postos de coleta fixos, trabalhamos todos os dias para manter o estoque estabilizado e garantir o atendimento nas unidades de saúde, seja no Litoral ou Sertão de Alagoas", explicou.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Até o dia 8 de janeiro
Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual começa nesta segunda-feira
-
210 anos de Maceió
Maceió celebra aniversário com maior volume de investimentos públicos da história
-
Principal causador de bronquiolite
Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes
-
Atenção, motoristas
Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (7)
-
Polícia
Suspeito de pilotar moto furtada é preso após colisão durante perseguição em Maceió



