Notícias

Crise dos drones

Drones misteriosos sobrevoam base militar na Dinamarca e ampliam tensão na Europa

Autoridades suspeitam de ofensiva híbrida coordenada; presença de drones também foi registrada na Alemanha, Polônia e Romênia

Por Redação com G1 27/09/2025 15h03
Drones misteriosos sobrevoam base militar na Dinamarca e ampliam tensão na Europa

A “crise dos drones” voltou a ganhar destaque na Europa nesta sexta-feira (26), após aeronaves não tripuladas de origem desconhecida serem avistadas sobre a principal base militar da Dinamarca, em Karup, no norte do país. A informação foi confirmada neste sábado (27) pela polícia dinamarquesa.

Os drones sobrevoaram a base por várias horas, de acordo com o policial Simon Skelsjaer, que afirmou à agência AFP que “um ou dois drones foram vistos tanto do lado de fora quanto sobre a base aérea”. Eles não foram abatidos, mas a polícia informou que investiga o caso em conjunto com o Exército. Por precaução, o aeroporto de Midtjylland, próximo à base, precisou ser fechado temporariamente.

Este é o episódio mais recente de uma série de avistamentos semelhantes registrados em outros países europeus nas últimas semanas, incluindo Alemanha, Polônia e Romênia. O padrão crescente levanta suspeitas de uma possível ação coordenada, com autoridades sugerindo um possível "ataque híbrido" vindo da Rússia — hipótese negada por Moscou.

O ministro da Defesa da Alemanha, Alexander Dobrindt, classificou a ameaça como “alta” e declarou que o Exército alemão adotará medidas de proteção imediatas para garantir a segurança de instalações estratégicas.

Defesa em alerta


O episódio ocorre poucos dias após a Dinamarca anunciar a compra de armamentos de precisão de longo alcance — uma decisão que, segundo o governo, foi motivada pela crescente ameaça representada pela Rússia nos próximos anos. O país é membro da Otan, aliança militar que prevê defesa coletiva entre seus integrantes em caso de ataque.

Como resposta aos riscos, o Exército dinamarquês tem instalado radares móveis em áreas próximas a bases militares, como a de Amager, nos arredores de Copenhague. Além disso, o governo aceitou o apoio da Suécia, que fornecerá tecnologia antidrones durante uma cúpula europeia agendada para os dias 1º e 2 de outubro.

O ministro da Justiça da Dinamarca, Peter Hummelgaard, afirmou que o país investirá em novas capacidades para detectar e neutralizar drones suspeitos.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu