Notícias

Intoxicação

PF e Ministério da Agricultura fazem operação contra distribuição de bebidas com metanol em SP

Principais alvos da fiscalização são um depósito localizado em Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo

Por Redação com agências 02/10/2025 12h12
PF e Ministério da Agricultura fazem operação contra distribuição de bebidas com metanol em SP

A Polícia Federal (PF) e equipes do Ministério da Agricultura realizaram na manhã desta quinta-feira (2) uma operação de fiscalização em depósitos de distribuição de bebidas na Grande São Paulo e no interior do estado. A ação ocorre no contexto das investigações sobre os casos de intoxicação por metanol registrados nas últimas semanas.

É a primeira grande operação da PF no estado após a abertura formal de investigação, determinada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. A apuração teve início após denúncias e suspeitas de comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas com a substância tóxica.

Os principais alvos da fiscalização são um depósito localizado em Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, que funciona como centro de distribuição de bebidas supostamente irregulares, e um segundo ponto, em Pilar do Sul, interior do estado, que opera com fachada de carvoaria, mas é suspeito de abrigar uma fábrica clandestina de bebidas alcoólicas.

As equipes da PF partiram de bases em Sorocaba e da sede da corporação na Lapa, Zona Oeste da capital.

Casos de intoxicação por metanol preocupam autoridades


Segundo o Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional), o Brasil já contabiliza 43 notificações de intoxicação por metanol, sendo 39 em São Paulo — destes, 10 casos estão confirmados e 29 ainda sob investigação. Outros quatro casos estão em análise em Pernambuco.

As autoridades já confirmaram uma morte causada por ingestão de bebida adulterada com metanol em São Paulo, enquanto outras sete mortes estão em investigação (cinco no estado paulista e duas em Pernambuco).

O consumo de bebidas adulteradas provocou casos graves de internação, perda de visão e coma em várias vítimas. Entre elas, Rafael Anjos Martins, de 28 anos, permanece em coma desde 1º de setembro, após ingerir gin comprado em uma adega na região da Cidade Dutra, Zona Sul de São Paulo.

Segundo relatos de familiares, Rafael consumiu a bebida durante uma confraternização com amigos. Após algumas horas, passou mal e precisou ser internado com urgência. O metanol atingiu seu sistema nervoso e ele permanece intubado em uma UTI de hospital em Osasco.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu