Notícias

Leilão do Detran

Mais de 3 mil veículos serão leiloados como sucata pelo Detran de Alagoas

Por Redação 13/10/2025 15h03
Mais de 3 mil veículos serão leiloados como sucata pelo Detran de Alagoas

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) vai realizar, no próximo dia 24 de outubro, um leilão com mais de 3 mil veículos classificados como sucatas inservíveis. Ao todo, 3.333 unidades — entre carros, motos, caminhões, reboques e vans — serão leiloadas em lote único, exclusivamente para empresas do setor de reciclagem, siderurgia ou fundição. O leilão será conduzido online, a partir das 9h, no site www.leiloesfreire.com.br.

Todos os veículos foram removidos e apreendidos há mais de 60 dias, e permanecem nos pátios do Detran sem que seus antigos proprietários tenham solicitado a retirada, o que permite, por lei, a destinação deles para leilão. As regras seguem o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a resolução nº 623 do Contran.

Os interessados poderão visitar os veículos entre os dias 17 e 23 de outubro, em quatro pátios distribuídos nas cidades de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios. Em Arapiraca, a visitação será na Avenida Asa Branca, quadra 164, bairro Guaribas. Em Maceió, haverá acesso tanto no pátio da Rua José Hailton dos Santos, no bairro Cidade Universitária, das 9h às 12h e das 14h às 17h, quanto no pátio de Bandeirantes, localizado na Avenida Lourival Melo Mota, 7401, no Santos Dumont, das 8h às 14h. Já em Palmeira dos Índios, os veículos podem ser conferidos na Rua Pedro Soares da Mota, 383, no bairro São Cristóvão, também das 8h às 14h.

Segundo o diretor-adjunto do Detran/AL e presidente da Comissão de Leilões, Alexandre Lages, os veículos não têm mais condições de circular e serão vendidos no estado em que se encontram, sem documentação. "Eles estão classificados como sucata inservível, ou seja, serão prensados ou triturados nos próprios locais onde estão armazenados", explicou.

Para participar, é necessário ser pessoa jurídica habilitada para atuação nos setores exigidos e apresentar documentos como CNPJ, ato constitutivo, alterações contratuais, documentos do responsável legal, além de um atestado técnico emitido por órgão do Sistema Nacional de Trânsito, comprovando capacidade operacional para a prensagem do material arrematado.

O edital com todos os detalhes, incluindo a lista completa dos veículos disponíveis, está disponível no site do Detran/AL. O acesso pode ser feito diretamente por meio do link: https://static.detran.al.gov.br/media/licitacao/SEI_35071215_Edital_3.pdf. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected].


WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu