Notícias

“Meu presente é ter meus direitos garantidos”

Campanha em Maceió reforça importância dos direitos das crianças e adolescentes

Por Redação 13/10/2025 16h04
Campanha em Maceió reforça importância dos direitos das crianças e adolescentes

Na próxima sexta-feira (17), a Praça Marechal Deodoro, em Maceió, será palco de uma campanha que busca ir além do simbolismo de presentes e chamar atenção para o que realmente importa: a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Com o tema “Meu presente é ter meus direitos garantidos”, a ação será promovida pelas secretarias estaduais da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e da Primeira Infância (Secria), das 9h às 15h.

A proposta da campanha é estimular a sociedade a refletir sobre o papel coletivo na promoção da dignidade, cuidado e proteção da infância. A mensagem central é clara: tão importante quanto presentear uma criança é garantir seu acesso à saúde, educação, cultura, lazer e ao convívio familiar e social. A programação contará com atividades educativas e lúdicas, além da oferta de serviços essenciais de cidadania.

Entre os destaques está a “Estação Proteção: Do Litoral ao Sertão, trabalho infantil, não!”, que vai abordar o enfrentamento ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa é apoiada pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipat), e será dividida em quatro espaços temáticos e interativos.

Na Estação Acolhimento, em parceria com a Casa de Direitos da Seprev (Secretaria de Prevenção à Violência), o público terá acesso a serviços como emissão da primeira via do RG, identidade jovem, carteira de trabalho e elaboração do primeiro currículo. Já na Estação Imersão, a proposta é provocar reflexão sobre as violações de direitos por meio de experiências sensoriais — com uso de recursos visuais, sonoros e táteis — com apoio técnico e jurídico do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Outras duas estações, Reflexão e Esperançar, apresentarão políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes desenvolvidas pela Secdef. Entre elas estão os programas Eu Me Protejo, Conectados, Vozes da Infância e a Trilha da Cidadania, que atuam na promoção da escuta, proteção e inclusão desse público.

A campanha conta ainda com a participação de diversas instituições parceiras, como o Senac, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Serviço de Promoção e Bem-Estar Comunitário (Soprobem), o Centro de Referência Técnica à Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL).

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu