Notícias

Trabalho investigativo

Delegacias de Homicídios do interior de Alagoas elevam taxa de elucidação para 66%, aponta Polícia Civil

Por Redação 21/10/2025 16h04
Delegacias de Homicídios do interior de Alagoas elevam taxa de elucidação para 66%, aponta Polícia Civil

A Polícia Civil de Alagoas apresentou dados que apontam avanços na investigação de homicídios no interior do estado. Os números foram discutidos na segunda-feira (20), durante reunião entre delegados das Delegacias de Homicídios do Interior, realizada na sede da Delegacia Geral, em Maceió.

Criadas em abril de 2025, essas unidades especializadas foram responsáveis pela instauração de 480 procedimentos policiais até setembro. Desse total, 318 resultaram em inquéritos ou autos de prisão em flagrante com autoria definida, alcançando uma taxa média de elucidação de 66,3%. No período, também foram realizadas 161 prisões, 118 buscas domiciliares e 354 representações judiciais encaminhadas ao Judiciário.

A reunião foi conduzida pelo diretor da Diretoria de Polícia Judiciária 1, delegado Sidney Tenório, e pelo coordenador das Unidades de Homicídios do Interior, delegado Flávio Dutra. Ambos destacaram o desempenho das equipes e o impacto do trabalho na redução da criminalidade em regiões fora da capital.

Entre os destaques, a Delegacia de Homicídios de Arapiraca, maior cidade do interior, liderou em número de prisões, com 54 detenções, além de registrar 72 representações judiciais e 46 procedimentos instaurados. Já São Miguel dos Campos teve o maior número de procedimentos, com 67 registros e 24 prisões.

Outras delegacias apresentaram taxas de elucidação superiores a 80%, como as de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Viçosa e União dos Palmares, demonstrando alta eficiência investigativa. Em Santana do Ipanema e Penedo, também houve volume expressivo de representações judiciais, com 40 e 25, respectivamente.

A Polícia Civil atribui os resultados à interiorização das unidades especializadas, ao trabalho integrado entre os órgãos de segurança e a investimentos em infraestrutura e tecnologia. A expectativa da instituição é de que o alinhamento entre as delegacias promova mais operações e amplie os indicadores positivos no combate à criminalidade.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu