Notícias

Decisão

Câmara rejeita cassação do mandato de Carla Zambelli

Deputada condenada pelo STF por invasão de sistemas do CNJ permanece no cargo após votação

Por Redação com agências 11/12/2025 10h10
Câmara rejeita cassação do mandato de Carla Zambelli
Carla Zambelli - Foto: Brenno Carvalho/Ag. O Globo

O plenário da Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira (10) rejeitar a cassação do mandato parlamentar de Carla Zambelli (PL-SP), mesmo após condenação definitiva pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Foram 227 votos a favor da manutenção do mandato, 170 contrários e 10 abstenções, seriam necessários 257 votos para cassar a parlamentar.

A condenação de Zambelli pelo STF, em maio, foi por ter comandado a invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o hacker Walter Delgatti Neto, incluindo a inserção de documentos falsos que questionavam decisões do ministro Alexandre de Moraes. A sentença de 10 anos de prisão se tornou definitiva em junho, e o STF também determinou a perda imediata do mandato.

Apesar disso, os deputados entenderam que Zambelli poderia permanecer no cargo, situação que se assemelha à do ex-deputado Natan Donadon, condenado pelo STF em 2013 e mantido na Câmara pelos colegas. O resultado contrariou a recomendação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que havia aprovado a perda do mandato por 32 votos a 2.

Zambelli, que fugiu para a Itália e foi presa nos arredores de Roma, ainda aguarda análise da extradição pelo governo italiano. 

A PGR afirma que a intenção da invasão ao CNJ era "colocar em dúvida a legitimidade da Justiça" e fomentar manifestações contra as instituições republicanas.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu