Turismo

MODERNO

Brasileiros ganham novo e mais seguro modelo de passaporte

Troca do documento antigo não será obrigatório

Por Redação 29/06/2022 19h07
Brasileiros ganham novo e mais seguro modelo de passaporte

Para obter mais segurança contra fraudes e maior identificação com a população do Brasil, o governo federal lançou esta semana o novo modelo de passaporte brasileiro. Renovado, o documento agora traz ilustrações nas páginas com ícones representativos dos biomas e da cultura de cada uma das cinco regiões do Brasil. A capa, que continua azul, também mudou e agora tem listras que se cruzam, dando um ar mais moderno.

O novo modelo de passaporte foi apresentado esta semana


Os novos dispositivos de segurança foram idealizados em uma parceria entre a Casa da Moeda, a Polícia Federal e o Ministério das Relações Exteriores. Segundo o o governo, a Icao (International Civil Aviation Organization), instituição das Nações Unidas que padroniza documentos de viagem, recomenda que o passaporte seja trocado a cada dez anos. Os itens de segurança do brasileiro que estavam em vigor eram os mesmos desde 2006.

O novo modelo começa a ser produzido em setembro, com os mesmos procedimentos de emissão em vigor. O valor continua sendo R$ 257,25 e o passaporte tem prazo de validade de dez anos.

QUANDO PASSA A VALER?

O modelo atualizado de passaporte, de acordo com o que informa o Ministério da Justiça, começa a ser produzido em setembro, mês em que se comemora o bicentenário da Independência do Brasil. A última grande atualização tinha acontecido em 2015, quando ele passou a ter um chip e ser chamado de passaporte eletrônico, além de dobrar o prazo de validade para dez anos.

A troca de passaporte para o novo não será obrigatória: ela só é necessária quando o documento vencer. A validade continua sendo de dez anos.


WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu