Turismo

Turismo

Japão está aberto ao turismo; por que, então, os turistas não voltam?

Fatores como entrada permitida apenas para grupos de pessoas e quarentena na chegada ao país têm afastado os viajantes

02/08/2022 11h11
Japão está aberto ao turismo; por que, então, os turistas não voltam?
Distrito da luz vermelha de Kabukicho, em Shinjuku, região metropolitana de Tóquio - Foto: Getty Images

Isso é impressiona especialmente em relação ao Japão, que reabriu com muito alarde em junho de 2022, bem a tempo da alta temporada de viagens.

Entre 10 de junho e 10 de julho, o país recebeu cerca de 1.500 turistas de lazer, segundo dados da Agência de Serviços de Imigração do Japão. Isso representa uma queda de 95% em relação ao mesmo período de 2019, antes da pandemia.

O que está causando a disparidade? E por que os viajantes demoram tanto para retornar ao que historicamente tem sido um destino popular?

Viagens individuais não permitidas


Embora o Japão esteja acessível novamente, o país atualmente só permite que turistas de lazer venham em grupos organizados e não como indivíduos.

Para muitos no Ocidente, que preferem a espontaneidade e não querem seguir um itinerário estrito, essa questão foi um problema.

“Não precisamos ser babás”, diz Melissa Musiker, uma profissional de relações públicas de Nova York que costumava viajar regularmente para o Japão.

Musiker e seu marido estiveram em Tóquio “cerca de seis vezes”. A dupla planejava visitar novamente em 2022, quando souberam que as fronteiras estavam reabrindo, mas ficaram frustrados com as restrições e desistiram.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu