Turismo

RECUPERAÇÃO

Taxa de ocupação de resorts cresce 25% no 2º trimestre do ano

Período também foi positivo para a comercialização dos serviços de agências de turismo, como hospedagens e passagens aéreas

Por Redação 11/08/2022 16h04
Taxa de ocupação de resorts cresce 25% no 2º trimestre do ano

Os meses de abril a junho, segundo trimestre do ano, registraram números positivos para a hotelaria brasileira. O segmento de resorts ultrapassou em todos os indicadores os resultados de 2019, antes da pandemia de coronavírus. Já as agências de turismo, que comercializam entre os seus produtos diárias em hotéis, também alcançaram crescimento. Na comparação com o mesmo período do ano passado, 52,1% dos hotéis faturaram mais em consequência de uma demanda maior.

Os segmentos mais procurados, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (10.08) pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), foram de sol e praia (56,2%), seguidos de cruzeiros (49,3%) e turismo cultural (45,1%). Mesmo com o retorno das viagens internacionais, a maior parte dos serviços comercializados continuou sendo para viagens nacionais, com 60% de vendas de pacotes nacionais e 40% de internacionais.

Em relação aos destinos mais procurados, ainda segundo a ABAV, a lista inclui Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Gramado (RS), São Paulo (SP) e Salvador (BA). Ainda segundo a entidade, a expectativa é de que o faturamento de 2022 das agências associadas se aproxime ou até supere os R$ 33,9 bilhões comercializados em 2019, antes da pandemia de coronavírus.

RESORTS
– Balanço divulgado recentemente pela Resorts Brasil apontou que os empreendimentos associados registraram crescimento de 25% na taxa de ocupação entre os meses de abril a junho de 2022 ante o mesmo período de 2019 (pré-pandemia). A receita operacional por quarto ocupado (TrevPOR), no segundo trimestre, já desconsiderada a inflação acumulada no período e já é 4% superior ao mesmo período de 2019.

São considerados resorts os hotéis de praia ou campo que contam com amplas instalações de lazer, oferecendo experiências completas aos hóspedes. O Brasil conta, atualmente, com 131 resorts no país que ofertam 31.059 quartos, a maioria (81) em praias.

Ainda segundo a pesquisa da Resorts Brasil foram identificados quatro projetos futuros de resorts, que devem ampliar em 997 a oferta de quartos no país.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu