Turismo

TRANQUILIDADE

Busca por seguro de viagem cresce 300% no último ano

Mais planejamento, atenção e cuidado com imprevistos: os viajantes querem se sentir mais seguros e tranquilos durante as viagens

Por Redação 15/08/2022 16h04
Busca por seguro de viagem cresce 300% no último ano

Seja em viagens para relaxar ou nos deslocamentos para negócios, todo mundo quer evitar imprevistos como bagagens extraviadas, problemas com hotel ou ficar doente fora de casa. Estas dificuldades inesperadas se tornaram rotina, principalmente, nestes dois anos de pandemia de Covid-19.

Nestes casos, o seguro viagem é a principal solução para oferecer auxílio em casos de urgências e emergências. Se antes era um serviço mais associado às viagens internacionais, hoje ele está ganhando cada vez mais espaço em destinos domésticos. Não à toa, o Google registrou um aumento de 300% nas buscas por ele no último ano.

Por que as buscas por seguro viagem cresceram tanto?

Se antes o seguro de viagem era considerado dispensável ou até um exagero por muitos, hoje a preocupação com a saúde e bem-estar aumentou - e, consequentemente, o interesse pelo serviço. Segundo a Susep (Superintendência de Seguros Privados), o setor movimentou R$ 50 milhões em janeiro deste ano.



Em comparação com o ano anterior, a contratação de seguros de viagem está 141% maior. Afinal, o turismo foi reaquecido graças à vacinação em grande escala e consequente reabertura de negócios.


Isso também pode ser constatado por dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens. Apenas em março deste ano, o setor registrou faturamento de R$ 869 milhões, atingindo o patamar pré-pandêmico.


Esta retomada do mercado indica que as pessoas estão mais dispostas a realizarem atividades que foram limitadas ou restritas pela pandemia. Os cuidados de prevenção da Covid-19 oferecem maior sensação de segurança, com o uso obrigatório de máscaras durante os voos e a obrigatoriedade de vacinação para viajar.

A pandemia estabeleceu medidas que permanecerão após os momentos de flexibilização. Por isso, o pós-pandemia promete a continuidade dos comportamentos gerados pelos dois anos de restrições e limitações sociais e econômicas, tanto em níveis individuais quanto coletivos.

Neste contexto, os seguros de viagem passaram a oferecer cobertura médica e hospitalar em casos da doença. Este fator ajudou os passageiros mais cuidadosos a optarem pelo serviço ao comprar pacotes de viagens - que se tornou imprescindível para entrar em muitos países.

A contratação garante um melhor gerenciamento dos imprevistos. Desde o momento de adesão das passagens aéreas até a volta para casa. Passageiros estão investindo mais tempo planejando como desfrutar do destino, pensando em como evitar cenários inesperados e, caso eles aconteçam, solucioná-los com tranquilidade.

Como funciona um seguro viagem e por que você deve incluir no pacote de viagem

Ao planejar a compra dos pacotes turísticos e incluir o seguro, passageiros buscam coberturas para problemas de saúde, extravios ou atrasos de malas e bagagens e até a necessidade de hotel de emergência.

O seguro viagem é um plano de contratação que garante suporte aos viajantes em diferentes aspectos. No Brasil, os planos de seguro viagem são regulamentados pela Superintendência de Seguros Privados - SUSEP e estão alocados na categoria de seguro de pessoas.

Segundo o órgão, os planos básicos devem oferecer cobertura para pelo menos uma das opções:

despesas médicas e hospitalares;

despesas odontológicas;

traslado de corpo ou traslado médico;

regresso sanitário;

falecimento em viagem;

morte acidental em viagem;

invalidez permanente ou total.

Para viagens internacionais, a contratação dos quatro primeiros itens é obrigatória. Há ainda benefícios considerados extras para a contratação de um seguro viagem completo:

perda ou roubo de bagagem;

funeral;

cancelamento de viagem;

regresso antecipado.


Ao contratar um seguro viagem, você pode escolher o plano que faz mais sentido para o seu tipo de viagem e incluir a cobertura de situações inesperadas, mas que são mais comuns durante trâmites turísticos.

Entre as principais opções do mercado, vale destacar as soluções da AssistCard / MaxMilhas. Com assistência em mais de 197 países e atendimento em português, ele cobre até a realização de esportes de lazer. Com assistência médica, repatriação sanitária, serviço de concierge e até acompanhamento de babá para menores.

Além disso, há cobertura para doenças pré-existentes como pressão alta, diabetes, asma e bronquite e suporte para mulheres grávidas a partir da 28ª semana da gestação. Para completar, há atendimento online através de aplicativo para auxiliar o turista e com direito até a consultas de telemedicina.

A contratação de um seguro viagem vai garantir que, caso o inesperado aconteça, os próximos passos estejam dentro do esperado pelo que foi estabelecido pela seguradora. A operadora será responsável por lidar com a situação, acolhendo os viajantes e oferecendo todo suporte necessário.

Por isso, o ideal é procurar o seguro de viagem que ofereça as melhores condições para sua viagem ser um momento de relaxamento e diversão. Afinal, esperar o imprevisto acontecer sem se preparar vai gerar desconfortos e estresse desnecessários.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu