Turismo
Palácio do Planalto sedia exposição “Bicentenário da Independência do Brasil – 1822 – 2022”
Mostra reúne itens como bandeiras históricas, moedas comemorativas, fotografias e uma cápsula do tempo
A partir desta segunda-feira (15) o Palácio do Planalto sedia, em Brasília, a exposição “Bicentenário da Independência do Brasil – 1822 – 2022”. A mostra reúne marcos importantes do processo de transformação do Brasil em uma nação independente, incluindo uma mostra fotográfica que destaca a interação de diversos povos contextualizando datas e personalidades que ilustram a memória política e da sociedade nos últimos 200 anos.
Também integram a exposição, o veículo Rolls-royce utilizado pela Presidência da República, moedas de R$ 2 e R$ 5 comemorativas ao Bicentenário produzidas em prata e ouro pelo Banco Central, selos produzidos pelos Correios registrando momentos históricos, livros cedidos pelo Ministério das Relações Exteriores e fotografias selecionadas pela Biblioteca Nacional sobre as conquistas a partir da independência do país, bandeiras históricas (Brasil Império, Governo Provisório dos Estados Unidos do Brasil, República Federativa do Brasil), entre outros itens.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, e a primeira-dama, Michele Bolsonaro, inauguraram o livro de visitantes da exposição, desenvolvida pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura. O registro de visitantes integrará a Caixa Bicentenária, construída com a colaboração da Imprensa Nacional para eternizar as celebrações dos 200 anos da independência do Brasil.
A Caixa Bicentenária foi produzida em madeira e apresenta na tampa um losango representando a Bandeira do Brasil em dourado. Na parte interna da tampa destaca-se a figura do Imperador D. Pedro I, a marca do Bicentenário da Independência e a imagem do atual Presidente da República Federativa do Brasil, a semelhança da Caixa Centenária, que integrou as comemorações do dia 7 de setembro de 1922.
O ministro do Turismo, Carlos Brito, participou da inauguração da exposição, ao lado do secretário especial da Cultura, Helio Ferraz, ministros e demais autoridades.
BICENTENÁRIO – Comemorado no dia 7 de setembro, marca o momento histórico que instituiu o Brasil como nação, em 1822, com o famoso grito de Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo. O bicentenário da Independência é comemorado pelo Poder Executivo baseado em três pilares: liberdade para cada brasileiro, soberania para a nossa nação e independência para todos.
O Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e da Casa Civil, conduz uma série de ações relacionadas às comemorações dos 200 anos do Brasil como um país independente, incluindo eventos, exposições e inaugurações por todo o país.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



