Turismo

Ranking

Aeroportos brasileiros estão entre os mais pontuais do mundo

Mais de 92% dos voos saindo de Teresina (PI), Montes Claros (MG), Santarém (PA) e Londrina respeitaram os horários de partida

13/09/2022 11h11
Aeroportos brasileiros estão entre os mais pontuais do mundo
Aeroporto Petronio Portela em Teresina (PI) conquistou a 15ª posição, com 94% das partidas consideradas pontuai - Foto: Wikimedia

Os aeroportos do Brasil continuam tendo destaque mundial no quesito pontualidade. No mês de agosto, mais de 92% dos voos em quatro terminais aeroportuários do país respeitaram os horários de partida ou atrasaram em no máximo 15 minutos. Teresina (PI) conquistou a 15ª posição, com 94% das partidas consideradas pontuais. É o brasileiro mais bem colocado no ranking da Official Aviation Guide (OAG), instituição especializada na coleta de dados de viagens de mais de 1.200 aeroportos em todo o mundo.

Na 17ª colocação da lista está o aeroporto de Montes Claros (MG) que registrou 93,9% de pontualidade e logo após Santarém (PA) e Londrina (PR), que, respectivamente, ocuparam as 18ª e 21ª colocações, com 93,8% e 92,9% de partidas consideradas no horário.

O relatório do desempenho pontual da aviação mundial produzido mensalmente é baseado nos horários reais do portão de embarque. São considerados pontuais os voos que partem com tolerância de até 15 minutos do horário previsto. O mais pontual do mundo é o de Matsumoto, no Japão, com 98,9% de pontualidade. Acesse AQUI a íntegra do relatório.

AMÉRICA DO SUL - Os aeroportos brasileiros também são destaque no World Airport Awards 2022, da Skytrax, que mapeia os melhores aeroportos do mundo. Três brasileiros integram as dez primeiras colocações entre os terminais da América do Sul: Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos, em São Paulo/SP (5ª), Aeroporto Internacional Tom Jobim - Galeão, no Rio de Janeiro/RJ (7ª) e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo/SP (10ª). A votação para escolha é feita pelos próprios clientes dos aeroportos.

RECUPERAÇÃO – Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), apenas no mês de julho, mais de 7,6 milhões de passageiros voaram pelo país, configurando o melhor mês do ano para o setor, além de ser o melhor resultado para julho em três anos (2020-2022).

No consolidado de janeiro a julho deste ano, foram mais de 45,6 milhões de passageiros movimentando os aeroportos brasileiros para viagens nacionais. Este número é 52% maior do que o registrado nos primeiros sete meses de 2021, quando 30 milhões de passageiros embarcaram nos terminais aeroportuários.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu