Turismo
Lugar de mulher é viajando, mesmo que seja sozinha!
Conheça as comunidades que unem mulheres que viajam sozinhas e veja as dicas para realizar uma aventura segura e acolhedora
Lugar de mulher é onde ela quiser! Afinal, o mundo é delas e elas se bastam. As mulheres viajando na companhia delas mesmas virou uma nova prática turística e, com isso, surgiram comunidades acolhedoras que fornecem segurança e trocas de experiência. Os grupos dão dicas de hospedagem, roteiros, segurança, e oportunidades de viagens.
De acordo com levantamento da CVC, 30% das viagens na agência foram realizadas por mulheres viajando sozinhas. Entre os destinos mais procurados estão São Paulo e Rio de Janeiro, além de destinos no Nordeste, como Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Seguro e Maceió. Com a diversidade de opções para mulheres viajarem sozinhas, a Agência Nacional de Turismo preparou algumas dicas de comunidades e roteiros para vocês, mulheres, que querem aproveitar as belezas naturais brasileiras com segurança, autonomia e conforto. Veja abaixo:
Sylvia Barreto é jornalista e influenciadora. Há 14 anos, decidiu focar na carreira voltada ao turismo, criando conteúdo para mulheres que viajam sozinhas. A influencer conta que sempre teve o sonho de desbravar o Brasil, mas encontrou algumas barreiras ao perceber que as mulheres estão expostas a diversos tipos de ataques e crimes. “Quando percebi que viajar sozinha era um tabu para as mulheres, comecei a compartilhar minhas experiências para incentivar outras a viajarem. Já visitei várias cidades do Brasil sozinha e me sinto muito poderosa, porque sei que posso fazer o que eu quiser”, afirma.

Sylvia Barreto em uma viagem na Chapada Diamantina, no Morro do Pai Inácio. Crédito: Sylvia Barreto
Sylvia envia mensagens no seu perfil do Instagram, o @viajaresimples, para 176 mil seguidores e ainda conta com um canal no Youtube e com o site “Viajar é Simples", onde aborda conteúdos e dicas para mulheres que querem viajar sozinhas. Durante as suas viagens, Sylvia explica a importância de tomar cuidado com o local de hospedagem; ter atenção ao dinheiro e cartões de crédito e sempre deixar a localização do celular 100% disponível, assim como roteiros e reservas a alguém de confiança.
COMUNIDADES – Para viajar com segurança e conforto, as comunidades criadas, atualmente, possuem inúmeras adeptas. O site Sisterwave compartilha essa oportunidade com mulheres do Brasil inteiro. A comunidade conecta as viajantes diretamente com uma moradora local, que auxilia as turistas com dicas para os destinos escolhidos.
Uma vez acessando a plataforma, as mulheres integram uma rede de acolhimento onde podem receber dicas de destinos, hospedagens, fóruns com perguntas e respostas e grupos que abordam vários temas sobre viagens. A principal vantagem da comunidade é uma experiência mais imersiva, sem ter que carregar tantos medos por escolher uma viagem mais independente.
Algumas comunidades solicitam o pagamento anual ou mensal, como também existem comunidades gratuitas. Conheça outras organizações, como a Woman Trip, que une o sonho de duas irmãs que viajam ao mesmo tempo em que enfrentam os desafios encontrados pelas mulheres em lugares diferentes, como a falta de segurança, o julgamento social negativo e o machismo.
As plataformas @girlsgo e @encontromulheresviajantes oferecem diversas dicas e indicações de roteiros pelo Brasil e pelo mundo. No site “Girl Go” é possível ter acesso a palestras gravadas e on-line, e, ainda, um e-book com dicas, checklists, descontos, aplicativos e muito mais.
Além disso, é possível acompanhar diversos conteúdos pelo TikTok e Instagram por meio da pesquisa: “viagem solo”, onde a maioria dos vídeos e fotos trazem dicas de mulheres que viajam sozinha.
DICAS
Ao escolher seu destino, tenha todas as informações importantes sobre a cidade, saiba exatamente a localização da sua estadia e dos percursos que irá realizar durante a viagem. Tenha acesso à internet para contatar amigos ou familiares. Leve em sua mala coisas essenciais que não pesem demais e esteja atenta à sua documentação, que precisa estar sempre acessível.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Tentou fugir
Tentativa de roubo termina com suspeito preso após perseguição em Arapiraca
-
Em investigação
Homem é morto a facadas em Coruripe; esposa é presa e confessa o crime
-
Dois homens em uma moto
Entregador de delivery e cliente são baleados durante entrega noSantos Dumont
-
CPMI do INSS recebe dados de empresário investigado e identifica contato de ministro do STF
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental



