Turismo

Inclusão

Setur Lança Programa Destino + Acessível Durante Congresso Nacional das APAEs

Primeira etapa da iniciativa já disponibilizou uma cartilha digital com orientações para o trade turístico

Por Redação com Assessoria 04/12/2023 14h02 - Atualizado em 04/12/2023 14h02
Setur Lança Programa Destino + Acessível Durante Congresso Nacional das APAEs

Durante o encerramento do 27º Congresso Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) na última sexta-feira (1), a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) apresentou o programa Destino + Acessível em colaboração com a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef). Este projeto visa oferecer informações detalhadas sobre atendimento humanizado e de alta qualidade no setor turístico.

A primeira fase da iniciativa já está em andamento, e uma cartilha digital com 28 páginas está disponível gratuitamente no site setur.al.gov.br. O documento abrange conceitos essenciais sobre vários tipos de deficiência, a luta contra o capacitismo e fornece orientações sobre linguagem e acessibilidade. A secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, destaca que o objetivo é democratizar o acesso aos atrativos turísticos do estado, proporcionando uma experiência plena para todos os visitantes, independentemente de suas habilidades físicas.

A secretária Bárbara Braga enfatiza que a iniciativa não apenas visa ampliar as oportunidades de negócios e turismo em Alagoas, mas também reforçar o compromisso do estado com a sustentabilidade e o respeito à diversidade.

O programa Destino + Acessível é uma resposta ao decreto federal 11.303 de 2022, que estabelece que todos os meios de hospedagem construídos até junho de 2004 devem garantir um mínimo de 10% de quartos acessíveis até o próximo ano. O prazo inicial previsto para essa medida era março de 2022, mas foi estendido devido à situação econômica decorrente da pandemia de Covid-19.

Além do lançamento do programa, a cerimônia também marcou a assinatura de um termo de cooperação entre a Setur, Secdef e a APAE Alagoas para facilitar a inclusão de pessoas com deficiência nos cursos do Programa Escola do Turismo. O governo disponibilizará 11 mil vagas em cursos gratuitos até julho de 2024 em 40 cidades do estado, em parceria com o Senac, Sindhal, e futuramente o Sebrae Alagoas.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu