Turismo

Turismo Internacional

Brasil Anuncia Visto Eletrônico para Turistas Americanos, Australianos e Canadenses

Por Redação com Assessoria 06/12/2023 13h01 - Atualizado em 06/12/2023 15h03
Brasil Anuncia Visto Eletrônico para Turistas Americanos, Australianos e Canadenses

Os turistas dos Estados Unidos, Austrália e Canadá que desejam conhecer o Brasil agora têm a opção de solicitar o visto eletrônico, conhecido como e-Visa. A partir de 10 de janeiro de 2024, o documento será obrigatório nos portos, aeroportos e fronteiras terrestres para cidadãos desses três países. A iniciativa, promovida pela Embratur e Ministério do Turismo, visa facilitar o processo de obtenção de visto, eliminando a necessidade de comparecimento a consulados.

Os interessados podem acessar o endereço eletrônico https://brazil.vfsevisa.com para solicitar o visto eletrônico, cujo conteúdo informativo está sendo distribuído em várias plataformas, como vídeo, redes sociais, hotsite, e-mail marketing e cartazes nos postos diplomáticos brasileiros. O material destaca a praticidade do processo, totalmente digital, dispensando a presença física nos consulados.

O custo do visto eletrônico será de US$ 80,90, permitindo múltiplas entradas e com validade de 10 anos para estadunidenses, 5 anos para canadenses e australianos. O turista precisará apresentar apenas o passaporte válido e uma cópia impressa do visto ao entrar no Brasil.

"Apesar da retomada da obrigatoriedade do visto para esses três países, o governo federal tem trabalhado para tornar o processo ágil e online. A facilidade na entrada de turistas pode contribuir para um aumento significativo no fluxo de estrangeiros, conforme dados da Organização Mundial do Turismo", destaca o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, reforça que a comunicação ativa com parceiros comerciais nos três países visa garantir uma transição tranquila e segura para o novo sistema de visto.

A retomada da cobrança do visto atende à reciprocidade e igualdade de tratamento, conforme o Decreto n.º 11.515, de 2/5/2023, considerando a exigência de vistos para cidadãos brasileiros nesses países.

Nos EUA, a Embratur também oficializou o retorno à Associação de Operadoras de Turismo dos Estados Unidos (USTOA), após quatro anos de afastamento, fortalecendo laços com o trade turístico norteamericano. Nos 10 primeiros meses de 2023, o Brasil recebeu 530.690 norteamericanos, destacando-se como o segundo maior emissor de turistas, atrás apenas da Argentina.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu