Turismo

Viagem

Maceió brilha como destino turístico e impulsiona economia local

Levantamento da Decolar revela a ascensão da capital alagoana entre os destinos mais buscados, gerando empregos e crescimento econômico.

Por Redação 22/02/2024 16h04
Maceió brilha como destino turístico e impulsiona economia local
Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

O encanto de Maceió não para de atrair turistas de todos os cantos do Brasil, conforme evidenciado pelo levantamento realizado pela Decolar, a principal empresa de viagens da América Latina. A pesquisa destaca a capital alagoana como um dos destinos mais procurados no Brasil durante o primeiro semestre de 2024, um reflexo dos investimentos e do compromisso da gestão JHC em promover o turismo na cidade.

Em São Paulo, na região Sudeste, Maceió conquista o terceiro lugar na preferência. Já na região Sul, abrangendo os estados do Paraná e Rio Grande do Sul, a "capital das águas" figura em quarto lugar. Segundo a pesquisa da Decolar, as buscas por passagens aéreas nacionais para viagens no primeiro semestre deste ano cresceram impressionantes 36%, comparadas ao mesmo período de 2023.

Os dados foram coletados com base na procura por passagens aéreas nas plataformas de vendas da empresa (site e aplicativo), abrangendo embarques de todos os estados do Brasil de janeiro a junho deste ano.

Recentemente, Maceió também se destacou como a escolha principal dos viajantes para o Carnaval de 2024. A Decolar revela que a capital alagoana liderou as pesquisas para a compra de pacotes turísticos durante esse período, superando destinos tradicionais como Rio de Janeiro e Salvador.

Novas Vagas e Crescimento Econômico


Esse impacto positivo no turismo não só consolida Maceió como um destino cobiçado, mas também gera oportunidades de emprego, contribuindo para a redução das taxas de desemprego na cidade. Maceió figura entre as cidades com uma das menores taxas de desocupação em todo o Nordeste. O setor, que inclui atividades como restaurantes, hotéis, lojas, salões de beleza e eventos, testemunhou uma redução na taxa de desemprego, passando de 9,1% para 8,4% no último trimestre do ano passado.

Os resultados positivos de Maceió superam a média do Nordeste, onde a taxa de desemprego atinge 10,4% da população, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu