Turismo

Cruzeiros

Alagoas se prepara para temporada recorde de cruzeiros 24/25

Estimativa de 148 mil leitos e 14 navios coloca Alagoas como destino de destaque para turistas de cruzeiros.

Por Redação 28/04/2024 08h08
Alagoas se prepara para temporada recorde de cruzeiros 24/25
Foto: Lucas Meneses

A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) e a Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros (Clia) anunciaram o aumento de leitos para a temporada 24/25, consolidando o sucesso da temporada de cruzeiros 23/24 no Destino Alagoas. Com a expectativa de 14 navios chegando ao Porto de Maceió e 33 paradas na capital, autoridades locais e representantes do setor turístico participaram de um evento que celebrou a parceria.

De acordo com dados da Clia, a última temporada registrou mais de 141 mil leitos, enquanto a estimativa para 24/25 é de mais de 148 mil leitos, com início em novembro e término em abril de 2025.

A secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, destaca a capacidade do Destino Alagoas de receber turistas que chegam pelo Porto da capital. “Acabamos de encerrar a temporada de cruzeiros 23/24, que foi a maior da história de Alagoas. Com o anúncio durante a reunião de balanço da temporada, sabemos que a próxima será ainda maior. Isso demonstra o quanto o nosso destino é querido pelos turistas, e o quanto as empresas de cruzeiros apostam no nosso estado. Junto com o Governo de Alagoas, trabalhamos para ampliar a oferta de turismo responsável e de alta qualidade aos nossos visitantes”, afirmou a secretária.

Na temporada 23/24, o Porto de Maceió viu um fluxo intenso de turistas durante cinco meses de operações de cruzeiros. Foram 10 navios com 28 paradas entre novembro de 2023 e abril de 2024. Além do aumento nas paradas, o estado recebeu navios maiores e com rotas mais longas.

Bárbara Braga também ressaltou que o sucesso da temporada 23/24 é resultado de um trabalho conjunto para promover o Destino Alagoas e do investimento do Governo no turismo, gerando infraestrutura para receber todos os turistas.

“Foram muitas conquistas no setor e o encerramento da temporada de cruzeiros 23/24 foi um sucesso. Isso mostra que a parceria público-privada fortalece o turismo de Alagoas e destaca a importância dessas conexões para impulsionar o destino. Os turistas movimentam a hotelaria, bares, restaurantes e artesanatos locais, além de visitar cidades vizinhas, promovendo o desenvolvimento regional, aquecendo a economia e gerando emprego e renda para os alagoanos”, concluiu a secretária.

Durante toda a temporada, a Setur manteve um balcão de informações para receber os visitantes no Porto de Maceió, com promotoras bilíngues oferecendo materiais promocionais sobre o Destino Alagoas.

O impacto econômico da temporada 24/25 é significativo. Segundo estudo da Clia, cada turista gera um impacto financeiro de R$ 606 por parada. Se os leitos disponíveis forem ocupados, espera-se que mais de R$ 80 milhões sejam injetados na economia do estado com o fluxo de turistas de cruzeiros.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu