Alagoas

PANDEMIA

Alagoas estuda medidas de contenção do avanço da covid-19

Segundo a Sesau, número de mortes subiu 250%, enquanto que são registrados entre 10 a 15 novas internações e o número de casos subiu quase 100% nos últimos dias

Por Luciano Milano 01/07/2022 09h09 - Atualizado em 01/07/2022 16h04
Alagoas estuda medidas de contenção do avanço da covid-19
Grupo Técnico da Sala de Situação da Covid-19 de Alagoas - Foto: Olival Santos

250% a mais no número de mortes, 96% no aumento de novos casos da doença e de 10 a 15 internações diárias. Esses são os novos dados da Semana Epidemiológica 25/2022 da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), comparados com a Semana 24/2022, divulgados nesta quinta-feira (30).
Os números preocupam as autoridades sanitárias e devem apressar medidas como testagem da população antes de procedimentos em hospitais, ampliação do número de leitos para a doença, assim como uso de máscaras em ambientes fechados e cobertura vacinal no estado.

Tudo isso foi tema de reunião, nesta quinta-feira, do Grupo Técnico da Sala de Situação da Covid-19 da Sesau.

“Estamos fazendo essas reuniões semanalmente para acompanhar os números da Covid-19 no Estado, porque precisamos estar preparados para a necessidade de abertura de novos leitos clínicos e de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] exclusivos para a Covid-19. Muitos leitos que hoje estão ocupados por outras doenças podem ser disponibilizados para o novo coronavírus”, salientou a coordenadora da Central de Regulação de Leitos, médica Lysgreth Sanchez.

Chefe do Gabinete de Combate à Covid-19 em Alagoas, o médico infectologista Renée Oliveira afirmou que o Comitê Científico está vigilante e acompanhando os dados da evolução da doença em Alagoas e irá tomar as melhores decisões para favorecer a população.

“Temos um número expressivo de casos nessa última semana, um crescimento com relação aos exames do Lacen/AL. Uma positividade fora do normal, mais de 60%, indicando que o vírus está circulando de forma absurda. Com relação às internações, fica na faixa de 10 a 15 todos os dias. Vamos buscar ter o controle maior dos exames antígenos também, inclusive, de farmácias. É importante destacar que a máscara deve ser utilizada por aquelas pessoas com imunodeficiência e idosos também em ambiente aberto”, alertou o infectologista Renée Oliveira.

*Com Assessoria









ResponderEncaminhar

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu