Alagoas

MINISTÉRIO PÚBLICO

Aberto inquérito para apurar supostas irregularidades no Centro de Controle de Zoonoses de Arapiraca

Por Redação com Assessoria 24/08/2022 16h04
Aberto inquérito para apurar supostas irregularidades no Centro de Controle de Zoonoses de Arapiraca

O Ministério Público de Alagoas (MPAL), através da 11ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, resolve converter procedimento preparatório em inquérito civil para apurar a suposta falta de assistência aos animais que estão sob a responsabilidade do Centro de Controle de Zoonoses do Município de Arapiraca. A portaria foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (24).


Na justificativa, o MPAL traz o papel que os centros de zoonoses têm em fiscalizar e garantir a saúde e bem-estar dos animais, estimulando a fiel aplicação dos preceitos constitucionais e legais que preconizam a posse responsável destes seres vivos por seus proprietários.


O Ministério Público também pondera que, em seu artigo 225, a Constituição Federal trata sobre o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo um bem comum do povo e essencial à qualidade de vida. Por isso, é dever do Poder Público e da coletividade defender o meio ambiente e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.


O documento do MPAL prevê a expedição de ofício à Comissão de Direito Ambiental e Proteção e Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Arapiraca, requisitando que, em 10 dias, seja apresentada informação atual sobre a análise da minuta de termo de ajustamento de conduta proposta pelo MP, com os ajustes realizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu