Alagoas
Indígenas Warao recebem barco da Prefeitura para reconstruírem suas vidas através da pesca
Além deste benefício, eles são assistidos pelos programas sociais oferecidos para a população de baixa renda
Nove famílias venezuelanas da etnia Warao receberam, da Prefeitura de Maceió, a doação de um barco. A entrega ocorreu na quinta-feira (25), à margem da Lagoa Mundaú, no Vergel do Lago. Na oportunidade, eles aprenderam a manusear o equipamento e iniciaram o planejamento da pesca, para alimentar e gerar renda aos 70 imigrantes pertencentes à comunidade Warao.
“Hoje é um dia especial para nós. Warao significa povo da água, por isso, nós procuramos sempre morar perto dela, e agora esse barco vai estender as possibilidades, pois iremos coletar peixes com as nossas famílias. Nós só temos a agradecer”, comenta Anibal Perez.
Para ele, a doação vai contribuir tanto para a manutenção dos costumes da comunidade indígena, quanto ajudar na sobrevivência das famílias, fora de seu território de origem.
Famílias venezuelanas conhecem pontos de pesca na Lagoa Mundaú. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
“Já estamos fazendo planos para conhecer a lagoa, conhecer os pescadores, intercambiar conhecimento e descobrir como funciona a pesca por aqui”, acrescenta Anibal.
Os representantes das nove famílias venezuelanas foram recepcionados pelos anfitriões da Lagoa Mundaú, os pescadores do Vergel do Lago. E assim, Evanildo do Amor Divino (o baiano) mostrou aos imigrantes como utilizar o barco que funciona tanto na modalidade de remo quanto motor.
No remo da canoa, Baiano (camisa verde) mostra pontos de pesca aos Warao. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
“Eu levei eles para conhecerem o manguezal e nos próximos dias eu vou apresentar locais diferentes, para que busquem um ponto agradável para pescarem. Essa lagoa é a mãe natureza e serve de sustento para todos nós. Aqui tem espaço para todo mundo”, diz orgulhoso Evanildo, conhecido como baiano.
A Diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social de Maceió, Gabrielle Claudino, garante que o Município não poupa esforços para acolher famílias de imigrantes estrangeiros que residem em Maceió e estejam enfrentando situações de vulnerabilidade social.
“Uma ação como essa significa oferecer chance de trabalho, garantir autonomia às famílias e, neste caso, a gente está conseguindo preservar a cultura deles, e isso é maravilhoso”, explica.
Além do barco, as famílias venezuelanas também são assistidas pelos programas sociais disponíveis à população de baixa renda de Maceió.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Polícia está investigando
Troca de tiros termina com um morto e feridos no Centro de Maceió
-
No Pilar
Tia descobre que pai estuprou menina no interior de Alagoas e polícia é acionada
-
Após término de mandato como presidente
PT defende nomeação de Arthur Lira para ministério para fortalecer agenda do Governo
-
Começa na segunda (13)
Pré-matrícula online oferta 10 mil vagas para novos alunos da rede pública de Maceió
-
Primeira rodada
Futebol: Campeonato Alagoano 2025 começa neste final de semana