Alagoas
Mutirão convoca mil processos para tentativa de conciliação
Evento tenta resolver questões como divórcio e pensão alimentícia, além de direito do consumidor, contratos bancários, e conflitos sobre posse de propriedades
O desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, do Tribunal de Justiça de Alagoas, fará a convocação das partes e advogados de cerca de mil processos, para que se manifestem sobre o interesse de participar de uma audiência de conciliação.
Nos próximos dez dias, paulatinamente, serão emitidos despachos em todos esses processos, que tramitam no gabinete do desembargador, atual presidente da 1ª Câmara Cível. A iniciativa ocorre em meio à Semana Nacional da Conciliação.
De acordo com o Tutmés Airan, um mutirão desse tipo é algo inédito na Justiça alagoana. O objetivo é promover a cultura da conciliação no segundo grau de jurisdição, reduzir o tempo de tramitação dos processos e produzir decisões mais satisfatórias para todos os envolvidos.
“A cultura da mediação e da conciliação é fundamentalmente buscar a resolução dos conflitos, ou seja, a paz. Como a solução é construída pelas partes, o grau de satisfação é possivelmente muito maior. Além disso, buscamos fazer com que o tempo do processo se aproxime ao máximo do tempo da vida das pessoas, que é o grande desafio”, explicou Airan.
Fazem parte do mutirão processos cíveis de natureza privada (não envolvem o Poder Público), que tratam de direitos disponíveis. Isso inclui questões de direito da família, como divórcio e pensão alimentícia, além de direito do consumidor, contratos bancários, e conflitos sobre posse de propriedades.
A iniciativa terá o apoio do Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum da Capital e do Tribunal de Justiça. O desembargador Tutmés Airan é também coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Polícia Civil investiga incêndio em residência de Marechal Deodoro com morte e tentativa de feminicídio
-
Limpeza urbana
Em parceria com a comunidade, Alurb realiza mutirão de limpeza na Praia de Ipioca
-
Novos desdobramentos
Agenda de banqueiro cita ministros do STF e amplia alcance político de investigação
-
Segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga até sexta-feira a 95,3 milhões de brasileiros
-
Enfermeiro foi vítima
Policial militar é preso suspeito de homicídio em motel de Arapiraca



