Alagoas

EXERCÍCIO

SSP realiza simulado com bombas em Coruripe e Penedo

Exercício do Plano de Defesa da SSP no litoral sul acontece nesta quinta-feira (10

Por Redação com assessoria 09/11/2022 15h03
SSP realiza simulado com bombas em Coruripe e Penedo

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realiza, na noite desta quinta-feira (10), o exercício simulado do Plano de Defesa do Baixo São Francisco, que está sendo confeccionado durante uma capacitação integrada das forças de segurança de Alagoas e Sergipe iniciada na última segunda-feira (7). A simulação começará a partir das 22h e deve se estender até a madrugada de sexta-feira.

O exercício, que vai colocar em prática as estratégias para lidar com ocorrências de alta complexidade, como ocorrem nos ataques a banco e planejadas durante o 4º Estágio de Plano de Defesa, começará em Coruripe com a simulação de explosão a uma agência bancária. Na sequência, o simulado segue em Penedo, onde também acontecerá a simulação de explosão em uma agência bancária com reféns.

“Coruripe terá a simulação de uma explosão a uma agência bancária como se fosse um chamariz de um assalto maior, que será simulado em Penedo. Encerraremos as ações com a negociação da liberação de reféns”, disse o coordenador do estágio, capitão Diego Mahatma, reforçando o alerta aos moradores das duas cidades sobre os possíveis barulhos que devem ocorrer, como explosões de bombas e disparos de arma de fogo.

A dinâmica foi pensada para capacitar tecnicamente todos os integrantes das forças de segurança e órgãos afins do Estado, e já ocorreu em outras quatro regiões alagoanas, como em Maceió e Arapiraca. Além dos integrantes das forças do estado, desta vez, o plano também contará com a participação de integrantes da Polícia Militar sergipana. Ele será documentado para que em caso de necessidade, seja acionado e consiga direcionar passo a passo todas as ações que devem ser executadas pelos atores envolvidos.

“Os alunos estão recebendo instruções desde Noções de Gerenciamento de Crises, passando pelo histórico de assaltos a bancos e sua evolução. No final do estágio, eles vão confeccionar, em metodologia própria, o Plano de Defesa da região que será apresentado à tropa. Os agentes depois desempenharão o plano numa simulação, que deve chegar aos moldes da realidade, para que a gente possa testar sua eficiência. Em seguida, será apresentado às autoridades todo o plano e entregue o trabalho acadêmico DO que foi feito durante a semana”, enfatizou o coordenador do estágio.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu