Alagoas

Sebrae Alagoas elege novo presidente e Diretoria Executiva

Por Redação 23/11/2022 16h04
Sebrae Alagoas elege novo presidente e Diretoria Executiva

O Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/AL elegeu Domício Silva como novo presidente para o quadriênio 2023/2026. A eleição, realizada na terça-feira (22), também definiu os membros da Diretoria Executiva que irão liderar a instituição nesse período: Vinicius Lages, como diretor-superintendente, Juliana Almeida, diretora de Administração e Finanças e Keylle Lima, para a diretoria técnica.

À frente da diretoria técnica desde 2020, Vinicius Lages assumirá a superintendência do Sebrae Alagoas, substituindo Marcos Vieira, que comandou a instituição por 18 anos. “É uma honra poder dar continuidade à esta trajetória construída junto com Marcos Vieira e Roberval Cabral, além do apoio do Conselho sob a liderança do presidente Zezinho Nogueira”, destaca Vinicius Lages.

Vinicius Lages possui uma história consolidada no Sistema Sebrae. Ele faz parte do quadro institucional desde 2000 e esteve à frente da Diretoria Técnica e da Diretoria de Administração e Finanças do Sebrae Nacional. Lages também foi Ministro do Turismo, de 2014 a 2015 e, no Legislativo, ocupou o cargo de chefe de gabinete da presidência do Senado Federal, de 2015 a 2016. Para ele, os desafios foram ampliados, nesta nova posição, especialmente pelo momento que vive o país e em Alagoas.

“É preciso enfrentar o duplo desafio de ampliar competitividade dos pequenos negócios, ajudando-os a inovar e a buscar padrões convergentes com os de outras economias. Alagoas é um estado pequeno e com enormes desafios em termos de seus indicadores de pobreza e desigualdade. Nosso desafio será também o de aproveitar essas oportunidades da economia legada e aliá-las às novas economias, habilitadas cada vez mais pelo digital e orientadas pelos valores da agenda ESG, do desenvolvimento sustentável, apoiada no conhecimento, na formação de talentos, na inovação. Temos um novo Governo em Alagoas e no país e continuaremos alinhados na busca de aproveitamento das oportunidades que advirão da nova agenda de desenvolvimento de Alagoas e do Brasil," conclui Lages.

O novo diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, é economista e durante 15 anos foi conselheiro fiscal da Instituição. Ele também acumula experiência em gestão pública pelos anos de trabalho na área de desenvolvimento econômico no governo de Alagoas, como superintendente de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico de Alagoas, entre 2007 e 2011.

Lima destaca como prioridade para o próximo quadriênio o fortalecimento das ações de estímulo a participação do pequeno negócio nas compras públicas e o desenvolvimento dos territórios. Para isso, ele prevê intensificar a integração com grandes empresas das principais cadeias produtivas locais, além de estimular a presença digital de micro e pequenas empresas nas plataformas de e-commerce. “Continuaremos realizando as ações de capacitação, que promovam a inovação e a adoção de novas tecnologias entre os pequenos negócios do comércio e serviços, da indústria e do agronegócio”, afirma.

Já a advogada Juliana Almeida terá como missão liderar os processos de Administração e Finanças da instituição. Ex-prefeita de Mar Vermelho por três mandatos, a gestora conhece de perto as ações que a instituição promove para o desenvolvimento de ambiente favorável para a pequena empresa nos municípios, pois foi homenageada com o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (8ª e 10ª edição). “Com o conhecimento e as habilidades que adquiri ao longo desses anos em gestão pública, poderei dividir esforços e agregar com a nova diretoria para enfrentar com assertividade os desafios desse próximo quadriênio”.

Para o novo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), Domício Silva, o Sebrae tem um papel relevante do desenvolvimento da agricultura, pecuária e agroindústria, e estreitar a parceria com as instituições que compõe esses setores é fundamental. “Nossa expectativa é que tenhamos nesse próximo quadriênio uma gestão voltada para a interlocução e diálogo com todas as instituições que já fazem parcerias com o Sebrae, além das entidades dos governos estadual e federal. O nosso propósito e de todos os conselheiros do CDE é promover o desenvolvimento para todo o estado de Alagoas”, destaca Domício Silva.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu