Alagoas
Equatorial Alagoas orienta sobre riscos e consequências do furto de energia elétrica
Irregularidades podem colocar em risco a segurança da população além de causar danos aos equipamentos e eletrodomésticos
Sobrecarga no sistema elétrico, rompimento de cabos, curtos-circuitos e incêndios. Esses são alguns dos riscos que as ligações clandestinas de eletricidade e as intervenções na rede elétrica sem conhecimento e autorização da Distribuidora podem causar. Por isso, a Equatorial Alagoas chama atenção dos alagoanos sobre os perigos e consequências das ligações irregulares na rede elétrica.
“Como as irregularidades utilizam cargas que não são informadas a concessionária, além de provocar oscilações de energia e possíveis interrupções aos clientes em situação regular, também podem ocasionar acidentes fatais por choque elétrico e danos aos equipamentos e eletrodomésticos, colocando em risco a segurança da população, já que os desvios não atendem os padrões de fornecimento”, explica o gerente Corporativo de Serviços Técnicos e Comerciais, Almir Pereira.
O gerente ressalta ainda que para combater às perdas de energia no Estado, a Distribuidora tem investido em tecnologia avançada e reforça a importância da conscientização da população para inibir a prática. “Estamos utilizando técnicas de inteligência agregada ao uso de equipamentos de monitoramento remoto. Estas novas tecnologias já estão sendo utilizadas na identificação de fraudes tanto de grandes consumidores como nos demais consumidores de menor porte, mas é importante frisar que a população também tem um papel fundamental nisso, que vai desde o entendimento de que tais atitudes não são corretas e não devem ser praticadas, como também denunciando esses atos ilegais”, complementa o gerente.
Intensificação das ações
Desde quando assumiu a concessão de energia do estado, a Equatorial Alagoas tem intensificado as ações de combate às perdas. Em 2022, das 134 mil inspeções realizadas pela distribuidora, foram encontradas irregularidades em mais de 67 mil imóveis, o que representou um percentual de 50% de desvio nas unidades fiscalizadas.
De acordo com o Almir Pereira, esses números representaram uma redução de faturamento da Distribuidora de R$ 370 milhões. "Realizar ligação à revelia da empresa de distribuição de energia e o ato de fraudar medidores são práticas em que todo mundo sai perdendo”, disse.
Penalidades para os infratores
O furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e ao ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, a distribuidora reforça a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos.
Como denunciar?
As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento 0800 disponibilizada para cada estado da federação o qual o Grupo atua, ou pelo endereço: www.equatorialenergia.com.br
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
OPERAÇÃO
Polícia Federal desmantela rede de tráfico internacional de cocaína
-
Formação de alunos e alunas
Valorização do mérito estudantil marca entrega de tablets na Rede Municipal de Arapiraca
-
Ações da SpaceX
Elon Musk se torna o primeiro bilionário a ultrapassar US$ 600 bilhões
-
Solidariedade que salva vidas
Colaboradores do Hospital da Cidade se unem em ação de doação de sangue
-
Turmas do 9º ano da rede municipal
JHC prestigia formatura unificada do 9° ano e destaca investimentos históricos na educação



