Alagoas

INICIATIVA

Projeto Abrasel nas Favelas já é realidade em Alagoas

Primeiro núcleo será sediado no Vergel do Lago em parceria com o Instituto Mandaver

Por Redação 21/06/2023 13h01
Projeto Abrasel nas Favelas já é realidade em Alagoas

Uma comitiva da Abrasel Alagoas liderada pelo presidente Marcus Batalha visitou o Instituto Mandaver, localizado no Vergel do Lago. A reunião, que contou com a presença do líder das comunidades da Abrasel Nacional, Michael Gomes, foi conhecer de perto as atividades do lugar. 

“Nós da Abrasel já entendemos que a alimentação fora do lar já é favela. Se a gente parar para pensar em quem faz a Associação, principalmente quem trabalha nesse ramo, majoritariamente, na operação, na logística, são pessoas que moram em favelas. Além disso, diante da crescente dos números de empreendedorismo, também nessa área nas comunidades, lançamos esse desafio de passar a representar esses empreendedores que estão dentro desses territórios”, explica Michael.

Lisania Pereira, presidente do Instituto Mandaver, destacou a importância dessa parceria para a comunidade do Vergel

“A ideia é chegar junto deles. É ir ao encontro deles e fixar um núcleo nosso nessas comunidades. Nesse primeiro momento estamos visitando as comunidades Brasil afora para se conectar com cada um desses empreendedores. Nosso objetivo é ser favela com eles”, completa.

Na ocasião, o grupo pôde presenciar alguns cursos que estão em atividade no Instituto e debater sobre os avanços que estão acontecendo na região. Durante a visita também foi alinhada a idealização do Núcleo Abrasel na Comunidade, que irá trabalhar o empreendedorismo e oportunidades para a transformação social daquele local. Esse será o 1º Núcleo em favelas de Alagoas.

A presidente do Instituto Mandaver, Lisania Pereira, destacou a importância dessa parceria para a comunidade do Vergel, ressaltando o possível desenvolvimento socioeconômico de um território vulnerável dentro do próprio território. “Para nós do Projeto Mandaver é importantíssimo ter uma Associação como a Abrasel enquanto parceira. É o carro-chefe na geração de renda aqui do nosso Estado. E trazer essa oportunidade para comunidades periféricas como a nossa é de extrema relevância. Essa parceria começa pelo acreditar na nossa gente. Acreditar que aqui no Vergel há muito potencial de empreendedorismo, que aqui tem talento, potencial”, conta a presidente.

O presidente da Abrasel/AL, Marcus Batalha, concorda com Lisania e também fala que o Abrasel nas Favelas leva a dinâmica da Associação para dentro dos territórios, levando informação e práticas que ajudem a desenvolver o setor de alimentação fora do lar nas Favelas, escutando as "dores e queixas", debatendo juntos e encontrando soluções para o empreender nesses locais. “Em Alagoas, como em todo Brasil, a situação nas favelas não é fácil, porém a população ali é guerreira, não faltam histórias de superação e resiliência de vários empresários locais, e a Abrasel Alagoas vem pra somar e contribuir com o crescimento desses empresários e do território como um todo”, explica Marcus.

O Projeto Abrasel na Favela surgiu diante do fato de que as favelas brasileiras têm apresentado um crescimento significativo no empreendedorismo local, com um aumento expressivo na renda própria dos moradores dessas comunidades. De acordo com dados do Data Favela, a renda própria dos moradores de comunidades no Brasil alcançou R$ 202 bilhões em 2022, um acréscimo de R$ 12,6 bilhões em relação ao ano anterior.

Outro ponto a se destacar é que a mesma pesquisa, que foi apresentada durante a Expo Favela Innovation 2023, revela que 35% dos entrevistados tem o sonho de abrir seu próprio negócio, sendo um total de 6 milhões de pessoas. Além disso, a maioria dos entrevistados que afirma a vontade de abrir um negócio (cerca de sete em cada dez), diz que o interesse é abrir um empreendimento dentro da própria periferia.

Esses números indicam um potencial para o desenvolvimento de um ecossistema empreendedor local, capaz de gerar empregos e estimular o crescimento econômico. Ainda de acordo com os números do Data Favela, o ramo de restaurantes e venda de refeições é o mais comum dentro das periferias brasileiras, com 15% dos negócios totais das regiões.

O primeiro núcleo da Abrasel Nacional foi criado recentemente na Favela do Dendê, em Fortaleza (CE) e já serve de modelo para os demais núcleos que estão em fase de evolução no resto do país, inclusive em Alagoas.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu