Alagoas

Primeiro desmonte de rocha marca início da execução do túnel do Trecho V do Canal do Sertão Alagoano

Parceria entre Governo de Alagoas e Governo Federal garante avanço da maior obra hídrica do estado

16/12/2025 13h01
Primeiro desmonte de rocha marca início da execução do túnel do Trecho V do Canal do Sertão Alagoano

As obras do Canal do Sertão Alagoano seguem em ritmo acelerado e alcançaram, nessa segunda-feira (15), um marco decisivo com a realização do primeiro desmonte de rocha do Trecho V. A ação marca o início da execução do túnel de 1,3 km, etapa estratégica para garantir a continuidade da obra e o cumprimento do cronograma de expansão do canal.

 

A detonação foi acompanhada pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Acioli; pelo secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Giuseppe Vieira; pelo diretor do Departamento de Obras Hídricas do MIDR, Marcus Vinícius; pelo prefeito de São José da Tapera, Jarbas Ricardo; além de representantes do consórcio responsável pela construção.

 


Esta etapa representa a retirada da principal barreira física para o avanço do Trecho V, permitindo que a obra siga em ritmo acelerado e possibilitando que o canal chegue abastecido a mais comunidades rurais, promovendo desenvolvimento, segurança hídrica e qualidade de vida para a população sertaneja.

Durante a vistoria técnica, o secretário nacional Giuseppe Vieira destacou os investimentos federais e o alinhamento entre os governos. “Só temos boas notícias para o Sertão alagoano. O Trecho V foi autorizado pelo presidente Lula em 2024 e já conseguimos ver a transformação acontecendo. De lá para cá, já foram investidos R$ 110 milhões dos recursos federais. As obras estão aceleradas, dentro do cronograma e com recursos garantidos para continuar avançando”, afirmou, ressaltando o compromisso do Governo Federal com as regiões que mais precisam de água.

 


Atualmente, o Trecho V já conta com 3 km de canal concluídos, gera mais de 500 empregos diretos, cerca de 80% ocupados por moradores do próprio Sertão, e mantém cerca de 80 máquinas em operação diária, movimentando a economia local. A previsão é que, até março, sejam entregues 4,5 km de canal já abastecidos com água, ampliando significativamente os benefícios para os sertanejos.



Uma obra que transforma o Sertão e impulsiona o desenvolvimento

 

Considerado o maior empreendimento de infraestrutura hídrica do estado, o Canal do Sertão Alagoano já soma 123,4 km concluídos, levando água de forma contínua para 10 municípios. Integrante do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra garante segurança hídrica e impulsiona a agricultura, a pecuária e a economia local.

 

Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Acioli, o projeto representa um divisor de águas para Alagoas. “Quando o Canal do Sertão estiver concluído, ele marcará o fim da escassez de água no sertão alagoano. Essa obra só se tornou realidade graças ao trabalho de muitas mãos: das equipes técnicas, da dedicação incansável e da prioridade dada pelo governador Paulo Dantas, além do apoio do deputado federal Isnaldo Bulhões, do senador Renan Calheiros e do ministro Renan Filho. Sem esse esforço conjunto, o Trecho V não estaria avançando com tanta rapidez”, ressaltou.

Os impactos positivos também são sentidos diretamente nos municípios beneficiados. Para o prefeito de São José da Tapera, Jarbas Ricardo, a obra vai além da infraestrutura. “Tapera vive hoje um momento ímpar com as obras do Canal do Sertão. São mais de 500 empregos diretos, além de centenas de indiretos, casas e pousadas alugadas, comércio aquecido e funcionando mais do que nunca. E, acima de tudo, água chegando. Como sertanejo, tenho certeza de que, quando tudo estiver concluído, toda a região vai ganhar muito com esse projeto”, destacou.


A expansão do Canal do Sertão segue com o Trecho V, que acrescentará mais 26,6 km à estrutura, beneficiando diretamente os municípios de São José da Tapera, Monteirópolis e Olho D’Água das Flores, alcançando uma população estimada em 58 mil habitantes.

 
Quando totalmente concluído, o Canal do Sertão Alagoano deverá beneficiar 42 municípios e mais de um milhão de pessoas, consolidando-se como um dos principais marcos do desenvolvimento hídrico e econômico de Alagoas.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu