Alagoas

GASTRONOMIA

Semed divulga finalistas para etapa municipal do concurso de merendeiros

Três receitas foram classificadas para a disputa do dia 23 de agosto, quando será escolhida aquela que vai representar Maceió na semifinal da região metropolitana no mês de outubro

Por Redação 10/08/2023 12h12
Semed divulga finalistas para etapa municipal do concurso de merendeiros

Depois da fase de preparação e produção de receitas saborosas, a Comissão Organizadora do Concurso de Merendeiros selecionou três pratos que concorrerão a uma vaga na etapa municipal, prevista para o dia 23 de agosto, a partir das 13h, na Escola Municipal Kátia Assunção Pimentel, localizada no Jacintinho.

Esta é a 5ª edição do Concurso de Merendeiros, uma iniciativa do Sebrae Alagoas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Embrapa, Governo Federal, Senac e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).A receita que representará Maceió na semifinal (etapa regional metropolitana), que ocorrerá em outubro, sairá da disputa entre as finalistas que são das escolas Nise da Silveira, Dom Antônio Brandão e Dom Miguel Fenelon, classificadas da rede municipal. A vencedora desta etapa ganhará um prêmio de R$ 500 e irá à etapa semifinal da região metropolitana, que ocorrerá em outubro.

As protagonistas das receitas classificadas para etapa municipal são as merendeiras : Ariane Rafaelle, Maria José Silva de Araújo e Maria Cícera de Melo Silva, respectivamente das escolas municipais Nise da Silveira, Dom Miguel Fenelon e Dom Antônio Brandão.

Estão na disputa as receitas: Caldo César Augusto, de Ariane Rafaelle; Risoto de Frango com Carne de Jaca Verde e Legumes, de Maria José; e Peixe com Crosta de Castanhas ao Molho de Abóbora e Azeite de Coentro, da merendeira Maria Cicera.

Os três pratos selecionados serão preparados na hora, para apreciação e degustação dos jurados. Participarão da escolha da receita desta etapa, como jurado técnico, um chefe de cozinha e um nutricionista e um voto popular composto por cinco alunos da rede municipal.

A coordenadora do setor de Nutrição e Segurança Alimentar da Semed, Ana Denise Gouvêa, explica que alimentos ultraprocessados não são utilizados nas receitas. “Elas são feitas com produtos da agricultura familiar, há uma utilização integral dos alimentos e precisa ser facilmente multiplicada na rede. Para isso, as merendeiras precisam seguir as recomendações do edital para a preparação dos pratos”, ressalta ela.

A idealizadora da receita de Peixe com Crosta de Castanhas ao Molho de Abóbora e Azeite de Coentro, Maria Cícera, conta que a elaboração da receita foi pensada em algo que incluísse itens da agricultura familiar e pudesse ser multiplicada nas escolas. “Focamos em algo pertencente à agricultora familiar, uma vez que são alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, como também foi pensando em produzir receitas que pudessem ser inseridas no cardápio escolar. O prato leva abóbora, que deu um sabor especial, uma vez que é um alimento muito rico em nutrientes, e por fim a castanha veio para dar um paladar visual”, disse ela.

A merendeira, que atua há 27 anos na rede e já trabalhou tanto com a educação infantil, como ensino fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), explica que, apesar de Alagoas ser um Estado rico em frutos do mar, ainda há muitas resistências ao peixe. “O alunado precisa de muitos nutrientes e de uma alimentação que traga desenvolvimento, mas apesar do acesso ao peixe, ainda há muitas resistências e para mudar isso pensamos em elaborar uma receita que colocasse o peixe como principal elemento”, afirma.

Os ingredientes escolhidos pela merendeira Maria José, da Escola Municipal Dom Miguel Fenelon, para o preparo da receita foi pensando em simplicidade, acessibilidade e que pudesse oferecer uma variedade de sabores e cores em um só prato.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu